FEI inaugura Laboratório de Manufatura Digital

2 minutos para ler

A FEI inaugura este mês o Laboratório de Manufatura Digital para pesquisas e estudos em engenharia, desenvolvido para fomentar o ensino e a pesquisa de sistemas na área de projetos, planejamento e gestão do ciclo de vida de um produto. Criado em parceria com a Siemens PLM Software, unidade de negócios da Siemens Digital Factory Division, tem como objetivo estreitar o relacionamento entre o meio acadêmico e as empresas do setor.

A manufatura digital está inserida em um conceito mais amplo de digitalização, alinhando-se à Indústria 4.0, onde as máquinas serão mais autônomas e se comunicarão entre si, tornando integrados os recursos desses sistemas e o processo produtivo muito mais eficiente.

Segundo Fabio Lima, um dos coordenadores do projeto e professor do curso de Engenharia de Produção da FEI, o novo laboratório deve colocar a FEI na vanguarda do estudo de sistemas de manufatura. “O projeto tem um caráter multidisciplinar, permitindo o envolvimento de alunos e professores de praticamente todos os cursos da Instituição”, afirma.

O coordenador do curso de Engenharia de Produção da FEI, Prof. Dário Alliprandini, diz ainda que esse novo projeto vai permitir aos alunos da FEI aplicar conhecimentos da engenharia no contexto da manufatura digital durante a sua formação, trabalhando com um dos elementos da indústria 4.0.

 

 

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-