Oportunidades

Fábrica brasileira da Metro-Shacman deve iniciar produção já no próximo ano

julho 10, 2013
Tempo de leitura 2 min

Agora habilitada na terceira categoria (reservada a companhias com planos de investimento no Brasil) do Inovar-Auto, a Metro-Shacman, representante no Brasil da Metroeuropa (fabricante chinesa de veículos pesados), acelera a construção de sua primeira fábrica brasileira, em Tatuí, interior de São Paulo. A previsão da companhia é iniciar a produção no segundo semestre de 2014, produzindo cerca de cinco mil caminhões por ano. Para os últimos seis meses de 2014, a ideia é produzir 600 unidades. Em 2015, a produção salta para 1,5 mil caminhões. Em cinco anos, a previsão é fabricar 30 mil veículos por ano.

A Metro-Shacman promete iniciar as atividades com um modelo pesado já com 60% de conteúdo local, aceitando financiamento via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) Finame. Gradativamente a fábrica nacional passará a produzir os outros modelos da linha atual distribuída no Brasil, que inclui cinco versões de veículos pesados, e caminhões médios.

Caminhão TT 385 4x2 será produzido no Brasil

Caminhão TT 385 4×2 será produzido no Brasil

A fábrica em território nacional vai abastecer, exclusivamente, o mercado brasileiro. Segundo o diretor de desenvolvimento de negócios da Metro-Shacman, Marcos Gonzalez, posteriormente a unidade pretende atender outros países da América Latina que atualmente importam os caminhões da marca produzidos na China. “Isso vai demorar algum tempo, já que no Brasil fabricaremos caminhões Euro 5 e os outros países têm legislações de emissões diferentes”, conta.

Os fornecedores

“Estamos negociando com fornecedores tradicionais de caminhões”, adianta Gonzalez. Até o momento, apenas a Cummins – que já fornece para a China – está confirmada no fornecimento dos motores para os caminhões. Eaton, Dana, Meritor e Suspensys são outras empresas que o diretor admitiu já estar em contato.

 

Fonte: com informações da Automotive Business.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743