Pesquisa & Inovação

Etanol 2G é pesquisado em novo laboratório da UFRJ

agosto 30, 2013
Tempo de leitura 2 min

Tecnologias para etanol de segunda geração – 2G no Brasil são testadas no Laboratório Bioetanol da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, inaugurado ontem. Já está em funcionamento com 20 pesquisadores, que trabalham com projetos de caracterização de diferentes biomassas (cana, milho, trigo e madeira), produção de enzimas para hidrólise e análise econômica do etanol 2G.

A tendência é que o número de pesquisadores aumente até três vezes com a chegada de projetos, pois o laboratório tem parcerias com universidades de outras partes do País e dez instituições no exterior. Os recursos da pesquisa foram liberados pela Finep – Agência Brasileira da Inovação e recebeu R$ 4 milhões em investimentos da Agência de Cooperação Internacional do Japão – Jica.

Produzido a partir da celulose, o etanol 2G ainda está em estágio experimental no País e poderá aproveitar resíduos da cana, como a palha e o bagaço.

“Como a palha tem poder calorífico menor que o da cana, a produção nacional poderia aumentar entre 30% e 40%, o que já amenizaria bastante o preço na bomba, sem aumentar a área plantada, que tem sido a base do crescimento da produção”, disse Marcos Freitas, coordenador do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, o Coppe. “A palha atualmente é queimada antes da colheita, o que causa danos ambientais e prejudica as condições de trabalho na lavoura. Com o aumento da produção de etanol e menores preços, diminuirá o consumo de gasolina.”

Para Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe, o aumento da produção é um caminho para o País reduzir as importações de etanol dos Estados Unidos, que o produzem a partir do milho, emitindo maior quantidade de CO2. “No momento, o Brasil não consegue fabricar quantidade suficiente de etanol para atender o mercado interno.”

Fonte: com informações da Agência Brasil.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743