Feiras & Eventos, Produtos & Serviços

Especial Brasilplast 2011

maio 9, 2011
Tempo de leitura 5 min

Nanotecnologia: produtos e palestras difundidos na Brasilplast

Evento que começa na próxima segunda-feira, no Anhembi, aborda conceito e prática dessa tecnologia

A nanotecnologia aliada ao plástico. É isso que o público vai poder ver e entender durante a Brasilplast – 13ª Feira Internacional da Indústria do Plástico. Essa tecnologia consiste em manipular átomos e moléculas para modificar ou criar novos materiais, fazendo com que estes tenham características diferentes como maior resistência, maior durabilidade, resistência ao fogo, vedação mais eficiente, entre outros benefícios.

Usada em diversos segmentos, na indústria do plástico é possível encontrar a nanotecnologia em embalagens, materiais usados na indústria automotiva, entre outras. Os “Avanços da Nanotecnologia e sua Aplicação em Polímeros” é um dos temas que será apresentado pelo professor Dr. Henrique Toma, do Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), durante a Conferência BRASILPLAST 2011, no dia 11 de maio.

Segundo Henrique Toma, a Nanotecnologia já está em sua segunda fase. “Na primeira etapa, os pesquisadores desenvolveram os Nanocompósitos, que são plásticos mais resistentes, de fácil moldagem e com características sustentáveis, etc. Estamos na segunda etapa, onde estão sendo desenvolvidos materiais funcionais, que podem virar condutores elétricos, extremamente resistentes, bloquear chamas, gases, ajudando até a aumentar o tempo de prateleira ou validade dos alimentos. A próxima etapa será o desenvolvimento de materiais inteligentes, capazes de se regenerar e reagir de acordo com funções determinadas. Na quarta e última etapa, esses materiais não serão mais polímeros, e sim materiais biológicos, próximos a outros encontrados na natureza”, explica o professor.

A Nanox, empresa que atua nos mercados de aditivos antimicrobianos, lançará com exclusividade na Brasilplast, um produto antimicrobiano o NANOXClean, um pó que é incorporado em qualquer tipo de plástico e torna o material antimicrobiano, bactericida, fungicida e acaricida. É o primeiro produto desenvolvido e fabricado no Brasil com a nanotecnologia e certificado pela ANVISA. O produto foi criado pela empresa com o financiamento da FAPESP, FINEP e CNPq, ou seja, tecnologia 100% nacional.

Além dos avanços da Nanotecnologia, a Conferência traz temas como Sustentabilidade na Cadeia do Plástico, tendências e novas tecnologias, como a Aplicação Estrutural de Materiais Compósitos; Desempenho e Eficiência em Injetoras; e Utilização e Aplicação de Injetores Híbridos e Elétricos. Também estará em pauta ampla análise do cenário econômico nacional com foco na competitividade para o mercado de plástico, importação de matérias primas, tendências de preços, investimentos e gestão de parques industriais de transformadores.

 

 

 

 

 

Plastivida coordenará a Operação Reciclar na Brasilplast 2011

A Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, entidade que representa a cadeia produtiva nas questões socioambientais, coordenará uma iniciativa inédita durante a Brasilplast 2011, a Operação Reciclar, que reúne representantes da cadeia produtiva e entidades setoriais. O objetivo é apresentar informações sobre as propriedades do plástico, sua reciclabilidade e aplicações em novos produtos com matéria prima reciclada, além de ações de conscientização e boas práticas de utilização e descarte.

A Operação Reciclar apresentará uma mini usina de reciclagem mecânica em funcionamento no estande, que processará material coletado durante o evento (cedida por expositores). A coleta e destinação deste material serão conduzidas pela Associação Reciclázaro, ONG ligada à Igreja Católica, que trabalha na reinserção social de moradores de rua e reabilitação de jovens. Após o processamento, o material será doado para esta cooperativa, para a geração de renda de seus cooperados.

Além desta ação, a Plastivida desenvolveu conteúdo para ilustrar o ciclo completo do plástico. A entidade mostrará desde a produção de resinas, até o processo de reciclagem. Vai reforçar aos participantes do evento a relevância do plástico em diversos setores da economia e o quanto imprescindível ele é na vida moderna, a sua reciclabilidade e a importância da coleta seletiva. Também vai destacar a função dos catadores e cooperativas e o processo de reciclagem mecânica e energética (que transforma resíduos em energia).

Haverá, também, um espaço de exposição para produtos desenvolvidos com plástico reciclado, para demonstrar a variedade de aplicações e a qualidade que oferecem. “Todas essas ações são importantes para que o público cada vez mais perceba que o uso responsável e o descarte adequado são fatores primordiais para a sustentabilidade dos produtos”, afirma Miguel Bahiense, presidente da Plastivida.

Bahiense também preside o Instituto do PVC e o Instituto Nacional dos Plásticos, que estarão reunidos na Brasilplast, contribuindo para a divulgação da importância dos plásticos e, também divulgando seus projetos específicos.

A Operação Reciclar conta com o apoio de entidades e empresas do setor comprometidas com o conceito de sustentabilidade, até o momento temos como apoiadores a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e Sindicato da Indústria de Resinas Plásticas (Siresp), além das empresas Braskem, Tria, Sun Chemical, Radici Group, Romi, Hece, Staubli, Fortymil, Pavan Zanete e Wortex.

Acompanhe esta semana, aqui no Blog NEI, nossa cobertura exclusiva da Brasilplast.

Você também pode gostar

1 comentário

  • Responder manômetros maio 10, 2011 at 9:07 am

    Muito bom, um assunto em voga no momento.

  • Deixe um comentário


    Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743