Pesquisa & Inovação

Equipe RoboFEI recebe novo prêmio de reconhecimento nacional

Redação de NEI
Escrito por Redação de NEI em 8 de outubro de 2020
NEI NEWS

Junte-se a mais de 230 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Vencedor na categoria de Nativos Digitais, grupo responsável pelo Robô Hera protagoniza evento de Transformação Digital

Ganhando destaque no evento Manifesto Brasil 5.0 – Protagonista na Transformação Digital, o robô Hera (Home Environment Robot Assistant), desenvolvido por alunos e professores do Centro Universitário FEI, contribuiu para a conquista de mais um prêmio na categoria de ‘nativos digitais’.

O reconhecimento é considerado pelo setor público e privado como um dos principais para a área de inovação e tecnologia.

A transmissão on-line e ao vivo da apresentação aconteceu na noite da de 29 de setembro, diretamente do laboratório de robótica de serviços da universidade, e contou com a participação dos alunos de graduação Guilherme Marostica, Bruno Gottsfritz Silva e do professor e chefe do Departamento de Ciência da Computação, Plínio Thomaz Aquino Júnior, que recebeu o prêmio diretamente das ‘mãos do robô’.

“O robô Hera – nome escolhido pelos estudantes para a identidade do robô – é o resultado de uma construção conjunta de alunos de graduação, mestrado e doutorado e representa a união de todas as áreas da FEI, incluindo engenharia elétrica, mecânica, de produção, engenharia de robôs, ciência da computação e administração”, informa o professor.

Ele ainda destaca que o “projeto nasceu com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas e assegurar a inclusão social” e que receber esse prêmio é um incentivo a mais para os alunos continuarem o trabalho.

O evento no Brasil

Pela primeira vez no Brasil, o evento Manifesto Brasil 5.0 – Protagonista na Transformação Digital recebe apoio de 60 instituições representantes do setor público, econômico, sociedade civil, militar, academias e institutos de pesquisa.

Assim como a FEI, também destacam-se organizações como SEBRAE, IBM, Eletrobrás, Embrapa, Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira.

A realização, que aconteceu entre os dias 22 e 30 de setembro, contou também com a participação do Reitor do Centro Universitário FEI, Gustavo Donato, que protagonizou o evento de abertura com o debate sobre a Sociedade 5.0.

Robô Hera

Projetado em 2015, o robô Hera é um dos principais símbolos para os alunos do Centro Universitário FEI e, nos últimos cinco anos, vem contribuindo para o avanço de pesquisas no âmbito de inovação e tecnologia na universidade.

A máquina possui sistema de navegação autônoma, reconhecimento de pessoas, ambientes e objetos, comando de voz, além de auxiliar na identificação de padrões de comportamento.

“Hoje, estamos focando muito em atividades domésticas, principalmente para o atendimento de pessoas mais vulneráveis, como idosos ou pessoas com baixa mobilidade, por exemplo.

Dentro da rotina de um lar, o robô consegue identificar padrões de hidratação, emite alertas para os horários dos medicamentos, as características de movimentação destas pessoas, além de gerar uma interação positiva e de estímulo para que os indivíduos exerçam suas atividades diárias. É o que detectam as nossas pesquisas” explica o professor.

Pensando também em outras contribuições, a novidade mais recente do robô Hera é a capacidade para medição de temperatura, um dos processos de prevenção à Covid-19. Outra característica é que, por meio de leitura facial, ele também já identifica o uso da máscara e emite alertas, caso o objeto não esteja posicionado no rosto de maneira correta.

Em sua trajetória, o robô também já foi vencedor internacional na categoria RoboCup @Home e é Bi-Campeão Brasileiro e Latino-Americano 2016/2017.

Fonte: Assessoria de Imprensa Centro Universitáio FEI – Fundação Educacional Inaciana 

Gostou?

Conte para a gente nos comentários!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *