Pesquisa & Inovação, Produtos & Serviços

Equipamento para ajudar na irrigação do solo deve ser vendido ainda neste ano

julho 25, 2013
Tempo de leitura 1 min

Desenvolvido por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, o sensor Tensiômetro de Diedro deve ser comercializado até o final do ano. Segundo o empresário Luis Fernando Porto, parceiro dessa tecnologia com a Embrapa, o equipamento será vendido por até R$ 15,00.

O produto mede a força com que a água é retida no solo e indica o momento certo da irrigação e o volume a ser utilizado. O controle independe do clima da região. Ele regula o excesso, em tempos de chuva, e a falta, em época de estiagem. O equipamento não requer manutenção e pode ser utilizado no campo, laboratório e jardim. “Não precisa de pilha, é só colocá-lo sobre o solo que fará a leitura”, comentou Porto.

De acordo com Adonai Calbo, pesquisador da Embrapa Instrumentação responsável pela criação do sensor, ao irrigar as plantas de forma adequada o produtor pode economizar até 40% no consumo. “Cada tipo exige uma quantidade de água”, disse Calbo. “Atualmente, o produtor vai muito pelo instinto, mas água em excesso pode levar à falta de oxigênio na raiz e causar doenças. Quando é irrigada em menor quantidade, a água pode ficar retida fortemente no solo, inibir o crescimento e reduzir a produtividade.”

Fonte: com informações da Agência Brasil.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743