Construção Civil

Capacete de Segurança Review: Capacete de segurança: Qual a melhor marca para comprar em 2020?

Isabela Gomes
Escrito por Isabela Gomes em 22 de outubro de 2020
5 min de leitura
NEI NEWS

Junte-se a mais de 230 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Certamente você já viu em alguma construção os operários com o capacete de segurança, ou até mesmo algum eletricista em seu trabalho, por esse motivo o capacete de proteção é um dos EPIs fundamentais e mais usados no mundo.

Cotação do capacete de segurança

Introdução

Destinado à proteção da cabeça, o capacete de proteção é confeccionado em sua maioria de material plástico. Utilizado frequentemente em conjunto com outros EPIs, o capacete protege contra possíveis ferimentos ao crânio, em funções ocupacionais onde há exposição de equipamentos pesados, elevadas alturas, batidas e até mesmos choques elétricos e vibrações.

Para entender um pouco mais sobre esse importantíssimo equipamento de proteção a cabeça, a NEI Expertise traz nesse artigo fatores importantes para selecionar o capacete EPI corretamente, com uma comparação entre as marcas fabricam esse aparelho, principais modelos do ramo com informações e dicas para a melhor escolha do instrumento de trabalho de muitos operadores.

  • Qual a importância do capacete de segurança?
  • O que é um EPI?
  • Por que os capacetes de segurança são diferenciados pelo cor?
  • O que são os tipos e classificações do capacetes de capacete de proteção?
  • Do que são feitos os capacetes EPI?

Qual a importância do capacete de segurança?

De acordo com Organização Internacional do Trabalho, diariamente uma pessoa morre a cada 15 segundos por acidente ou doença profissional, a quantia soma mais de 2,78 milhões de mortes por ano. 

A melhor maneira de prevenir esses acidentes como quedas, lesões, perfurações, cortes, desmaios, contusões, problemas de memória ou doenças mais graves é com o uso do EPI correto. 

Além da proteção a cabeça do trabalhador, o uso do EPI é obrigatório pelas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego e pela Normas da Associação Brasileira de Norma Técnicas. O não respeito a essas legislações pode acarretar indenizações por parte dos funcionários.

O que é um EPI?

Segundo a NR6, um EPI é todo produto ou dispositivo de uso individual do trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.

Obrigatoriamente, todo EPI precisa de um Certificado de Aprovação atestado pelo Ministério da Economia, que garante a qualidade e segurança do equipamento. 

Confira o nosso artigo completo sobre a NR 6 e entenda a regulamentação sobre EPI

Por que os capacetes de segurança são diferenciados pelo cor?

Existe uma hierarquia para cada função profissional para o uso do capacete. Essa divisão é feita através de suas cores:

  • Amarelo: pode ser usado por qual quer pessoa pois é uma cor de fácil visibilidade;
  • Azul: capacete usado por pedreiro;
  • Branco: utilizado pelo mestre de obra e ajudantes;
  • Laranja: eletricista;
  • Marrom: para visitantes;
  • Vermelho: capacete usado pelo carpinteiro;
  • Preto: para técnico de segurança e
  • Verde: operários e serventes.

O que são os tipos e classificações do capacete de proteção?

Para NR6, o EPI para proteção da cabeça é categorizados em 3 diferentes níveis, são eles:

  • Capacete de segurança para proteção contra impactos de objetos sobre crânio;
  • Capacete de segurança para proteção contra choques elétricos;
  • Capacete de segurança para proteção do crânio e face contra riscos de fontes geradoras de calor nos trabalhos de combate a incêndio.

Ainda dentro da classificação da NR6, há as definições da NBR 8221, que classifica os capacetes em 3 tipos:

  1. Capacete de segurança com aba total; 
  2. Capacete de segurança com aba frontal;
  3. Capacete de segurança sem aba.

Além do tipo, também define a classe desses equipamentos, como:

Classes do Capacete de Segurança
  • Classe A: Capacete para uso geral, exceto em trabalhos com energia elétrica;
  • Classe B: Capacete para uso geral, inclusive para trabalhos com energia elétrica. 

Do que são feitos os capacetes EPI?

Também na NBR 8221 encontra-se as definições para a confecção dos capacetes.

O capacete de proteção desfruta de casco e aba completa e aba frontal (em capacetes com aba). O casco, parte rígida do capacete, deve ser produzida de polietileno ou ABS de alta densidade sem porosidade, trincas, emendas e nem partes metálicas ou perfuração. Deve dispor de nas laterais encaixe para acessórios como protetor auricular e facial.  

Para capacetes com abas, dispositivo que impede que a luz atinja os olhos, tem como definido os tamanhos de 38mm e 76mm a partir da parte que se acopla ao casco. Já a inclinação da aba frontal deve ser no ângulo de 15° a 37°. 

Comparativo

Um fator de extrema importância para se escolher não só o capacete de proteção, mas qualquer EPI, é a marca ao qual ele foi fabricado. O capacete deve possuir um Certificado de Aprovação do Ministério da Economia que ateste a segurança do equipamento.

Por isso selecionamos as marcas mais recomendadas pelos profissionais na fabricação de EPIs, que foram as preferidas segundo a Revista TOP Five 2019/2020 Fornecedores Indicados pela Indústria. Confira:

1° Capacete 3M

A 3M foi fundada em 1902 em Minnesota e embarcou no Brasil em 1946, com o intuito de fornecer produtos de alta qualidade e tecnologia, sempre pensando em como entregar aos seus consumidores uma solução para suas necessidades de proteção e conforto.

Um dos mais procurados do ramo, os capacetes 3M se adaptam a cabeça do trabalhador evitando tensões e trazendo estabilidade. Produzidos de acordo conforme a ABNT NBR 8221, a 3M garante um seguro equipamento para todos os seus cliente.

Principais linhas de capacete 3M:

Especialista em EPI, a linha de capacetes da 3M H-700 conta com capacetes nas cores branca, verde, amarelo, laranja, cinza, azul e vermelho. Nas classes A e B. Há disponível para compra capacetes com ventilação, suspensão, jugular e acoplador de abafador.

Capacete 3M

2° Capacete MSA

Mine Safety Appliances, ou MSA Safety Incorporated, é uma marca global fabricadora e fornecedora de produtos de segurança. Fundada em 1914, a MSA integra eletrônicos, sistemas mecânicos e materiais avançados com a mais alta qualidade. Uma fabricante de sofisticados produtos de segurança que incluem aparelhos respiratórios autônomos, sistemas fixos de detecção de gás e chamas, instrumentos portáteis de detecção de gás, produtos de proteção de cabeça industrial, capacetes de resgate e incêndio e dispositivos de proteção contra quedas.

Líder de mercado, os produtos da MSA possui certificados de acordo as Normas Regulamentadoras brasileiras e o INMETRO, também é aprovado pelo padrão norte americano ANSI e USDA dos Estados Unidos e CSA do Canadá. 

Principais linhas de Capacete MSA:

Um dos capacetes mais vendidos do Brasil é produto da linha V-Gard da MSA. De alta resistência e conforto, o V-Gard foi desenvolvido ergonomicamente para o uso diário. Disponível nas classes A e B, nos tipos 1 e 2, com 15 cores para áreas de construção civil, indústria geral, petróleo, mineração.

Capacete MSA

3° Proteplus

A Proteplus é uma empresa criada para atender um mercado ávido por fornecedores que respeite a necessidade dos clientes. Com um amplo mix de produtos para a segurança do trabalho, a empresa tem todos os requisitos de um bom atendimento, logística, política e corpo técnico especializado no ramo de EPI que atenda seus pedidos com urgência e diferencial no Brasil.

Principais linhas de capacete Proteplus:

O capacete PLT da Proteplus é a proteção certa contra impactos e perfurações. Desenvolvido para trabalhos em construção civil, indústrias químicas e petroquímicas, mineração e outras. O capacete PLT  pode ser usado por eletricista. 

Proteplus

4° Camper 

Fabricante e distribuidora, a Camper é especialista em equipamentos de proteção individual de alta qualidade e comparáveis às melhores marcas do mercado. A empresa tem uma dedicação exclusiva na produção e comercialização de instrumentos de proteção para o trabalho com uma equipe técnica que atua há 12 anos investindo em avanços tecnológicos e fornecimento de proteção aos usuários.

De boa reputação, a marca produz capacetes de segurança com teste aprovado pelo INMETRO e de acordo com ABNT NBR 8221.

Principais linhas de capacete Camper:

A linha de capacetes Camper tem como nome Avant, fabricado em polietileno de alta densidade e opções de suspensão plástica. Disponível nas cores verde, laranja, branco, cinza, marrom, vermelho, preto e amarelo. 

Camper

Capacete de Segurança: Guia de Compra 

Como falado antes, o capacete de proteção é obrigatório em construções civis e algumas outras funções, a utilização correta desse EPI evita acidentes ocupacionais que consequentemente prejudica o colaborador da empresa.

Nesse guia iremos ver algumas dicas de como escolher o modelo correto para a compra do seu capacete de segurança.

Certificado de Aprovação

Um dos principais fatores para se considerar, não só na escolha do capacete de proteção, mas para qualquer EPI, é do Certificado de Aprovação do produto. É nele que há a assentimento de bom e seguro produto de segurança do trabalho. Sem o CA o equipamento não pode ser comercializado e nem usado no trabalho.

O C.A (Certificado de Aprovação) é um documento de permissão para a venda do produto fornecido Ministério de Economia, que atesta o padrão de qualidade do EPI, certificando que ele realmente funciona e em qual classe de proteção ele está apto.

Confira nosso artigo completo sobre o que é um CA.

Modelos

Hoje no mercado os capacetes de segurança são vendidos nos modelos de aba frontal, aba total e sem aba. Por isso, há uma confusão em qual modelo correto escolher.

Apesar dos três diferentes modelos, todos tem o mesmo objetivo: a proteção craneana do trabalhador.

O capacete de aba total constitui de borda completa envolto da casca. Conhecido também como capacete classe B, esse modelo protege contra impactos e impede que o rosto fique longe de redes elétricas, evitando choques e vibrações. Pode ser vendido juntamente com a jugular para melhor encaixe da cabeça. 

Já o capacete de aba frontal, também de classe B, tem borda na parte da frente da casca, ela serve para que a luz solar não atrapalhe os olhos do profissional durante a jornada de trabalho. Usado geralmente em construções civil e funções externas, esse modelo pode ter fendas laterais para acoplagem de outros EPIs como abafador de ruídos. 

Sem aba, o capacete sem borda é de classe A. Ideal para profissões que necessitam de um equipamento mais compacto e fácil para o trabalho, tem proteção contra impactos.

OBS: O capacete classe A não pode ser usado por eletricistas.

Valor

O preço dos capacetes de segurança variam de R$ 6,96 a R$ 60,00. Os capacetes mais caros consiste em chapeis de mais alta tecnologia com diferentes de ajuste, ventilação e absorção de suor.

Onde encontrar o capacete de segurança

O capacete de segurança pode ser encontrado em lojas especializadas em equipamentos de proteção como a NEI.com.br que conta com um acervo de produtos para sua empresa.

Capacete de Segurança: Principais dúvidas

Qual o prazo de validade para o capacete de segurança?

Geralmente o capacete de segurança junto ao CA, possui o prazo de validade máxima de 5 anos, após o primeiro uso.

Sempre que realizar a compra de seu equipamento de proteção se atente a validade descrita no documento.

Como deve ser usado o capacete de segurança?

O capacete EPI deve ser usado sobre a cabeça, com a aba frontal para frente pois seu objetivo é proteger os olhos de interferências solares.

Em casos onde a função ocupacional é de grande movimento ou em áreas externas com interferência de vento, o uso da jugular é recomendado para evitar o desencaixe do capacete.

Importante dizer que o uso de boné ou gorro abaixo do capacete de segurança é proibido, isso pode diminuir a eficiência protetora do capacete.

Como limpar o capacete de proteção?

O capacete de segurança deve ser limpo com sabão neutro e água, dispensando o uso de outros produtos químicos.

Além da limpeza regular, o capacete deve ser armazenado em local fresco e seco, longe de luz solar, umidade e contaminantes.

O que é o capacete com jugular?

A jugular é uma fita de encaixa ao capacete e ao pescoço do usuário, mantendo a união do equipamento a cabeça e impossibilitando que ele escape ou caia. A jugular é usada por profissionais de funções de grande movimentação, alturas elevadas ou de exposição a fortes ventos.

Como saber se o C.A do capacete de segurança está válido ?

O Ministério de Economia disponibiliza gratuitamente a consulta do Certificado de Aprovação dos Equipamentos de Proteção, basta inserir o número do CA, selecionar o tipo de equipamento, o fabricante e o tipo de proteção. Além da validade do produto, o site mostra as características, descrição, data de emissão e outros dados do produto.

Qual a norma para capacetes de segurança?

Como citado anteriormente a norma regulamentadora para a utilização de EPIs registada no Brasil temos a NR6, legislação que estabelece o uso de equipamentos de proteção individual em trabalhos de risco para o trabalhador.

Ademais, a NBR 8221 elegível para os capacetes, descreve os tipos e classes, determina as exigências mínimas quanto às características físicas e de desempenho, e prescreve os ensaios para a avaliação de capacetes de segurança destinados à proteção da cabeça contra impactos e agentes agressivos no uso industrial.

Conclusão

A utilização do capacete de segurança deve ser prevista pelos empregadores através de uma análise de previsão e preservação de risco. Após os ensaios, a escolha do equipamento de proteção a cabeça deve ser feita pensando na segurança e integridade do trabalhador. 

Acrescentando a preparação dos funcionários com instruções para o uso correto dos instrumentos de trabalho. 

Fique atento às normas e exigências legais de trabalho para que sua empresa esteja sempre de acordo com a legislação.

A garantia de um ambiente de trabalho mais produtivo e seguro para o funcionário deve ser assegurada e responsabilizada em prol da empresa, profissionais e ambiente de trabalho como um todo. 

Continue seguindo o NEI Expertise para ficar por dentro de todas as novidades em primeira mão.

Gostou?

Conte para a gente nos comentários!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Capacete de Segurança Review: Capacete de segurança: Qual a melhor marca para comprar em 2020?”

Episódio 09 – Série Especial EPI: Proteção para Altura |

[…] Proteção para a Cabeça […]