Entre a Lei e a Multa: como preencher as cotas para PNEs nas indústrias estabelecidas pela Lei? III

2 minutos para ler

 

 

 

Tetra Pak

A empresa está comprometida com a diversidade e com a inclusão. Esta política é realizada para recrutar e promover pessoas a partir da competência e da diversidade. Para tanto, procura gerar oportunidade para que todos possam se sentir incluídos em seu contexto e tenham a chance de crescer em direção à liderança. Esta visão está associada à sua política de gestão de pessoas. Os indicadores de diversidade demonstram o crescimento da diversidade na empresa, mas, para isto, há investimento contínuo em comunicação, treinamento e educação dos funcionários, tanto de modo técnico, como comportamental. (Relatório de Sustentabilidade Tetra Pak).

Wal Mart

A diversidade assumiu status de diretoria na empresa a partir de 2007. Também foi criado o GAD (Grupo de Aprendizado da Diversidade) com funcionários de diversos setores da empresa. O comprometimento com a inclusão é realizado a partir de metas estabelecidas internamente para assegurar e ampliar a participação de mulheres, negros e portadores de necessidades especiais em seus quadros de trabalho.

Também em 2007, foi realizado um levantamento das condições de acessibilidade de todas as unidades, nas quais foram construídas rampas, adaptados banheiros e portas de acesso, realizado treinamento para as lideranças e treinamento para receber os PNEs na empresa. (Relatório de Sustentabilidade Wal Mart)

Co-autores:

Fabíola Lima Barreto de Oliveira: graduada em Administração de Empresas pela UECE, com especialização em informática pela UFC , cursando atualmente MBA em Gestão de Projetos na FGV. Atua a 20 anos em instituições  financeiras na área de Tecnologia.

Fábio Barbosa dos Santos: graduado em Ciências da Computação pela Universidade São Judas Tadeu, com Pós Graduação em Gestão de Sistemas pela Faculdades Associadas São Paulo, cursando atualmente MBA em Gestão de Projetos na FGV. Atua a 12 anos na área de Tecnologia em empresas do setor de saúde e principalmente em Instituições financeiras.

Referências Bibliográficas:

(1) Fonte: site do Ministério do Trabalho e Emprego

(2) Fonte: RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) de 2008

http://www.isocial.com.br

Crédito: artigo escrito por Ana Paula Arbache, sócia diretora da Arbache Consultoria e responsável pelas ações de gestão de pessoas, cidadania corporativa, sustentabilidade ética, social e ambiental.

Você também pode gostar

2 comentários em “Entre a Lei e a Multa: como preencher as cotas para PNEs nas indústrias estabelecidas pela Lei? III

  1. Boa tarde, possuo otospongiose no OD e OE (perda gradativa da audição), o laudo é de 2006, em 2010 fiz exame demissional que acusou grau severo no OE. Nessas condições, eu teria chance de concorrer a vagas destinadas a PNE? Att

Deixe uma resposta

-