Entenda como a pesquisa de mercado pode impactar positivamente a indústria

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O marketing é um conjunto de ferramentas e estratégias que servem para atender as partes interessadas no negócio, como compradores, fornecedores, governo etc. Dentro dessas ferramentas, você saberia dizer qual é a importância da pesquisa de mercado?

Segundo dados da empresa Hubspot, a conversão de contatos em leads está em 1º lugar nas prioridades de marketing das empresas, mas, para isso, é necessário buscar estratégias que visem a persona e os pontos de dor que ela manifesta ao decorrer do funil de vendas.

Com o propósito de que você entenda melhor o assunto, trouxemos um miniguia a respeito das pesquisas de mercado. Confira!

No que consiste uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado diz respeito à coleta de informações relevantes para reforçar a tomada de decisão, principalmente no que se refere ao planejamento das ações de marketing. Com o propósito de atingir o público-alvo, é possível fazer esse tipo de pesquisa por conta própria ou delegar a função para empresas especialistas no ramo.

A realização de algo do tipo faz com que você e sua equipe possam testar as chances de uma campanha dar certo, o que se torna ótimo para otimizar tempo e dinheiro em um determinado projeto. Embora existam inúmeros tipos de pesquisa, a intenção sempre será fortalecer o processo decisório dos gestores, a fim de remodelar os setores e, com isso, aumentar o número de vendas.

Por que ela deve ser feita?

Podemos levar em consideração que uma pesquisa de mercado eficaz dá margem para que a empresa consiga se antecipar aos principais erros presentes no processo e, com isso, repará-los a tempo. Com ela é possível desenvolver uma análise coerente e identificar os pontos fortes do negócio em relação à concorrência, os possíveis hábitos de consumo do público e verificar se a empresa precisa melhorar a imagem.

Embora você possa utilizá-la para entender as tendências da indústria, vale lembrar que é possível medir o nível de motivação dos funcionários também, a fim de reter talentos, diminuir o turnover e melhorar o clima organizacional. Além disso, a realização de pesquisas de mercado podem contribuir para escolher os melhores canais de marketing e acompanhar os indicadores de desempenho de vendas.

Quais são os tipos de pesquisa mais comuns?

Dentre as pesquisas de mercado existentes, as mais comuns na área industrial são as que medem os hábitos de consumo, a força da marca e a satisfação dos clientes ou colaboradores. A primeira consiste em conhecer melhor o perfil do consumidor e ter uma ideia de quais são as suas reais necessidades, algo que pode beneficiar, e muito, no desenvolvimento de um produto ou serviço.

Já a segunda tem a ver com o branding da empresa, ou seja, como está a imagem da marca diante da opinião do público, o que pode significar muito na questão do market share do seu negócio. Por último, temos as pesquisas de satisfação, tanto para os clientes quanto para os funcionários, dois moldes que servem para obter um feedback de qualidade e, com isso, revisar alguns processos que não tem dado certo no dia a dia.

Como realizar uma pesquisa com eficiência?

A princípio, o ideal é compreender quais são os objetivos ao fazer a pesquisa de mercado, pois isso norteará os demais passos. Em seguida, segmentar o público-alvo da pesquisa para ter uma dimensão do tamanho exato dela e, logicamente, a amostragem coletada, ou seja, o número de participantes que se dispunham a responder as perguntas.

Depois é preciso elaborar o questionário de maneira que as perguntas sejam diretas, não haja margem para dupla interpretação, tenham uma característica imparcial e permitam que as pessoas se expressem de fato. Com isso, você deve aplicar a pesquisa no público definido anteriormente e compilar as respostas para mensurar os resultados.

Por fim, devemos ressaltar a importância da pesquisa de mercado em relação ao marketing, pois com ela é possível obter vantagem sobre a concorrência, fazer um anúncio arrasador para impressionar seu público e, por consequência, aumentar o número de vendas gradativamente.

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