Eletrobras cria software para eficiência energética

2 minutos para ler

O Domus-Procel Edifica, programa voltado para a eficiência energética em edificações, foi desenvolvido pela Eletrobras em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O software poderá ser usado no futuro para edificações da iniciativa privada. Deverá sofrer melhorias ainda neste mês, antes de ser lançado como produto, o que poderá ocorrer até julho.

“É um programa de simulação hidrotermoenergética: além das trocas de calor, simula trocas de umidade”, disse o arquiteto João Krause, da Divisão de Eficiência Energética no Setor Privado da estatal. Segundo ele, o software tem uma vantagem em relação aos demais. Permite que sejam feitas simulações com variáveis de consumo e demanda de energia. Os investimentos da Eletrobras atingiram R$ 1,75 milhão.

O arquiteto informou que em edificações novas com modelo de eficiência energética desde o projeto básico, consegue-se nível de economia de cerca de 50%. Para outras edificações, com projeto de reforma que utilize tecnologias energeticamente eficientes, pode-se atingir até 30%.

O projeto contou com a parceria do Ministério de Minas e Energia e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro.

Para mais informações, assista ao vídeo.

Fonte: com informações da Agência Brasil.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-