Dicas técnicas

Tudo que você precisa saber sobre compressores!

Redação de NEI
Escrito por Redação de NEI em 25 de junho de 2020
Tudo que você precisa saber sobre compressores!
NEI NEWS

Junte-se a mais de 230 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nesse artigo você vai encontrar tudo que precisa saber na hora de comprar seu compressor! Tratasse de uma série que vai ser atualizada constantemente para te proporcionar o conteúdo mais completo da internet, então continue a leitura e salve para visitar posteriormente!

O que são compressores?

Compressores são, por definição, equipamentos industriais que exercem pressão dentro de uma estrutura com ajuda de fluidos em estado gasoso (como ar, vapores de água, hidrogênio). Essa pressão, que gera energia mecânica, é convertida em energia potencial ao ser armazenada (daí a importância do ar comprimido). Continue a leitura para conhecer os diferentes tipos de compressores e suas aplicações!

Compressor de ar: o que é e quando usar?

  • Compressor de ar: o que é?

O compressor de ar é um equipamento mecânico pneumático essencial para realizar trabalhos em diversos locais, tais como aparelhos motores à jato, em indústrias de refino, manufatura e indústrias automobilística, além de garantir que as ferramentas pneumáticas proporcionem maior segurança do que as ferramentas elétricas. Os compressores são dispositivo multi-tarefas, utilizados para fornecer o ar comprimido ou energia em um espaço determinado, podem ser aplicados para qualquer finalidade que requeira a compressão do ar, e assim se obter maior potência no motor do equipamento. Cada tipo de compressor de ar pode variar em método de refrigeração, fonte de alimentação, estágios de compressão e lubrificação.

  • Compressor de ar sem óleo: quando usar?

Os compressores sem óleo fornecem ar limpo na saída, usam menos peças de reposição, e têm maior disponibilidade de funcionamento, o que significa menor necessidade de paradas para manutenção

Por conta de sua funcionalidade que independe de óleo, é um equipamento que emite menos poluentes, sendo um produto mais ecologicamente adequado. Seu uso é comum na indústria eletrônica, nomeadamente no fabrico de semicondutores, na indústria farmacêutica, química e médica, na indústria automóvel em operações de montagem e acabamento, bem como na indústria agroalimentar.

Conheça mais a fundo sobre o compressor de ar e como ele pode auxiliar sua empresa lendo este artigo: Compressor de ar: dicas para fazer a escolha certa.

Gostou?

Conte para a gente nos comentários!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *