Comércio/Logística

Por que usar um calçado de segurança com bico de plástico?

Redação de NEI
Escrito por Redação de NEI em 9 de junho de 2020
Por que usar um calçado de segurança com bico de plástico?
NEI NEWS

Junte-se a mais de 230 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Alguns tipos de trabalhos podem causar lesões físicas nos trabalhadores, nesses casos a utilização de um equipamento de proteção individual é obrigatório. Especialmente para os pés, diversos tipos de botas de segurança podem resguardar o usuário, entre elas estão, botas de segurança com bico de plástico, bico de aço, com bico de composite e até mesmo as botas de PVC. Confira abaixo os motivos pelos quais um calçado de segurança com biqueira de plástico pode ser a escolha perfeita para a sua necessidade.

As botas com bico de plástico não são recomendadas para trabalhos que possam ocasionar acidentes que causem impacto maiores que 200 j ( joules) ou uma carga de compressão de de 15 KN. No entanto, por ser mais leve, esse equipamento de segurança é ideal para serviços elétricos e atividades que em que o uso de um EPI é obrigatório, mas que não possua risco de nenhum impacto extremamente pesado que possa ocasionar uma lesão no usuário em questão.

Esse EPI pode ser usado ainda por profissionais de limpeza urbana, uma vez que, esses profissionais precisam de proteção em caso ocorra algum impacto em seu pé que ocasione uma lesão e, também, para evitar tombos do profissional no chão.

Por que usar calçado de segurança com bico de plástico?

Quais são os tipos de calçado de segurança com bico de plástico?

Quais são os tipos de calçado de segurança com bico de plástico?

Calçado de segurança com bico de plástico de amarrar: é o modelo de bota de proteção que precisa de cadarço para ficar preso ao pé, visto que diversos trabalhadores se sentem mais seguros e protegidos de um possível acidente em que a bota de segurança saia do pé por algum motivo.

Calçado de segurança com bico de plástico de amarrar com cano alto: esse produto de segurança que se utiliza de um cadarço para evitar que ele sai do pé do usuário é perfeito para atividades que além do pe, precisam proteger parte do tornozelo.

Calçado de segurança com bico de plástico com elástico

Calçado de segurança com bico de plástico com elástico: é o modelo de bota de segurança com elástico que não precisa ser amarrado para ficar preso ao pé, esse EPI dispõe do mesmo nível de segurança que uma bota de segurança com amarra, mas em muitas vezes é preterido por usuários que não sentem a segurança necessária para executar a sua função.

Calçado de segurança com bico de plástico com elástico com cano alto: esse produto de segurança que se utiliza de um cadarço para evitar que ele sai do pé do usuário é perfeito para atividades que além do pe, precisam proteger parte do tornozelo.

Quais são os benefícios que um calçado de segurança com biqueira de plástico traz em serviços elétricos?

Quais são os benefícios que um calçado de segurança com biqueira de plástico traz em serviços elétricos?

De acordo com pesquisa, existem mais de 500 mil eletricistas espalhados pelo nosso país, apesar de todo o risco que enfrentam, alguns trabalhadores não se protegem adequadamente e assim sofrem acidentes de trabalho. Em 2018, só no Brasil, cerca de 622 profissionais morreram após um acidente elétrico, fora quem conseguiu sobreviver, mas manteve as sequelas para o resto da vida, por isso o uso dos equipamentos de proteção individual é tão importante, ainda mais para o usuário que lida com energia elétrica.

As botas com bico de aço são as mais comuns para quem precisa de EPI para a proteção dos pés, no entanto, as atividades que lidam com eletricidade precisam utilizar equipamentos de segurança produzidos com materiais que não conduzem energia, e uma bota com bico de plastico é perfeita para esse tipo de trabalho.

O plástico é um isolante elétrico e combinado com alguns tipos de couro, uma bota com bico de aço protege o usuário de um possível acidente de trabalho com descarga elétrica de um fio que esteja no chão, ou alguns níveis de choque causados pelo encontro da energia elétrica com água, que é um condutor natural do mesmo.

Quais são os benefícios que um calçado de segurança com biqueira de plástico traz em indústrias?

Quais são os benefícios que um calçado de segurança com biqueira de plástico traz em indústrias?

Nos últimos 8 anos, foram registrados mais de 4,26 milhões de acidentes de trabalho, grande parte desses acidentes aconteceram em ambiente industrial e muitas vezes por descaso com a segurança individual. Alguns profissionais não possuem, ou simplesmente não usam,  o equipamento de proteção correto e assim, em um possível impacto, sofrem danos físicos seríssimos. 

Por isso é tão importante saber qual é o limite de segurança uma bota pode entregar . Algumas atividades industriais não apresentam risco de impacto maior que 200 j ( joules) ou uma carga de compressão de de 15 KN, nesses casos a bota de segurança com biqueira de plástico é a escolha ideal. 

Visto que, esse equipamento com biqueira de plastico é mais leve que os produtos similares da categoria, e assim, exige menos esforço do usuário, e com isso, o colaborador ficará um pouco menos cansado, evitando assim, uma série de lesões musculares que podem ser ocasionadas pelo cansaço. Além de melhorar rendimento do mesmo no trabalho, uma vez que um trabalhador menos cansado produz mais do que um colaborador que já chega ao trabalho esgotado.

Quais são as regulamentações para o uso de calçados de segurança com biqueira de plástico? 

De acordo com a NR 6, que é a norma que estabelece e determina a obrigatoriedade de um equipamento de proteção individual. Profissionais que exerçam atividades que lidem com energia elétrica devem ficar atentos a NR 10, que regulamenta as instalações e serviços de eletricidade. 
Cabe aos gestores de segurança do trabalho acompanhar e fiscalizar a utilização desses equipamentos dentro das empresas para que assim, os acidentes de trabalho sejam, na medida do possível, inexistentes.

Gostou?

Conte para a gente nos comentários!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *