Comércio/Logística

Por que o sabonete líquido é o produto de higiene pessoal perfeito para você?

Redação de NEI
Escrito por Redação de NEI em 9 de junho de 2020
Por que o sabonete líquido é o produto de higiene pessoal perfeito para você?
NEI NEWS

Junte-se a mais de 230 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você lava as mãos quantas vezes ao dia? Quando compra sabonete, você está constantemente se perguntando qual o melhor tipo? Bem, você não está sozinho! O sabonete é definitivamente um produto de uso diário muito importante de nossas vidas e escolher qual desses químicos de limpeza pessoal se adequam melhor às suas necessidades.

Podemos dividir sabonetes em duas equipes: sabonete líquido e sabonete em barra. Mesmo que o item em barra venha sendo usado por diversos séculos, o produto líquido se tornou extremamente popular nos últimos anos e vem ganhando espaço nas casas das pessoas dia após dia.

Então, vamos examinar qual é o melhor sabonete, levando em consideração como esse produto funciona, a composição química, as bactérias que podem ser encontradas em cada tipo e o impacto ecológicos que elas causam no meio ambiente.

Quais são as diferenças entre sabonete líquido e sabonete em barra?

Quais são as diferenças entre sabonete líquido e sabonete em barra?

Bons hábitos de lavagem das mãos são cruciais para se manter saudável, especialmente agora, durante a pandemia causada pelo COVID-19. Ao escolher um produto para sua limpeza diária, verifique se está selecionando a opção mais eficaz não só para a limpeza, como para o cuidado com a pele, visto que alguns usuários são alérgicos a alguns tipos de conservantes presentes em produtos de higiene pessoal que não são hipoalergênicos.

Continue lendo para descobrir todos os tipos, características, nuances e diferenças entre os sabonetes líquidos existentes no mercado.

  • Eficácia: líquido ou em barra, esse produto de higiene pessoal reduzirá o número de bactérias em suas mãos. O atrito que você cria ao esfregar as mãos e ensaboar remove a sujeira e os microorganismos, e a água os enxágua. Além disso, qualquer item do tipo é particularmente bom, ajudando assim na prevenção ao contágio de certos tipos de vírus, incluindo o COVID-19. 

A decisão pelo uso de um ou outro, em relação apenas a eficácia, se resume simplesmente à preferência pessoal. Você não estará mais protegido ou menos protegido se escolher um ou outro, desde que esteja lavando as mãos adequadamente e por um tempo suficiente – pelo menos 20 segundos. 

  • Sabonete líquido:  quem escolhe esse tipo de produto para higiene pessoal, tende a manter a área ao redor da pia mais arrumada (sem resíduos das opções em barra). Além disso, os dispensadores facilitam o uso desse produto pelo usuário. Esse tipo de artigo para higiene frequentemente adiciona hidratantes em sua composição para evitar que as mãos fiquem desidratadas. 
  • Sabonete em barra: quem escolhe esse tipo de produto para higiene pessoal, pode desidratar a pele mais facilmente do que o sabão líquido, devido ao seu alto pH, que pode ter um efeito desidratante. No entanto, esse item em barra é mais econômico que a opção líquida. Além disso, esse dispositivo de higiene pessoal é uma opção mais sustentável do que a opção em barra, visto que, geralmente a embalagem é feita de papel, que usa menos material do que o plástico do qual são feitas as garrafas de sabão líquido.
  • Ingredientes: o produto de higiene em barra, geralmente, é feito de gordura animal saponificada, que é o processo pelo qual as gorduras animais ou vegetais são misturadas com uma solução alcalina para fazer o sabonete, e/ ou óleos vegetais. Por outro lado, os itens líquidos são à base de petróleo e requerem agentes emulsificantes e estabilizadores para manter sua consistência. 

Quais são os tipos de sabonetes líquidos?

Quais são os tipos de sabonetes líquidos?
  • Antibactericida: é qualquer produto de higiene pessoal com ingredientes antimicrobianos ativos adicionados e não encontrado em sabonetes comuns, visto que são mais eficazes, e por sua potência não deve ser usado todos os dias. Estes produtos tem indicações em casos específicos, como feridas contaminadas, e o médico é que deve decidir e orientar seu uso pelo tempo que for necessário.  Perfeito para usuários que ficam expostos a diversos tipos de contaminação. 
  • hidratante: indicado para o usuário que possui uma pele mais frágil do que o normal. Pode ser usado todos os dias, visto que, repõe as substâncias que a pele necessita para ficar hidratada sem causar nenhum tipo de dano a quem estiver utilizando o produto. É um dos itens de higiene pessoal mais fáceis de encontrar no mercado.
  • Esfoliante: produto de higiene pessoal altamente indicado para a limpeza de algumas sujeiras mais profundas na pele, por isso não deve ser usado sem controle, visto que, a utilização deste produto constantemente pode causar danos a pele do usuário. Mas peles mistas, recomendo usar o esfoliante duas vezes por semana. Já peles secas e sensíveis, a cada 15 dias e sempre com cautela.
  • Íntimo: esse item de higiene pessoal tem como propósito a higienização a região íntima da mulher, permitindo que o Ph vaginal torne-se equilibrado, ou do homem, proporcionando assim, a higienização correta. De acordo com especialistas, a utilização deste produto deve ser externo e não interno, evitando assim a proliferação de diversas bactérias ou fungos que possam estar presentes no local.
  • Para bebê: este item de higiene pessoal contém ingredientes que não agridem a pele frágil do bebê. Logo, o Ph natural da derme consegue manter-se equilibrado. Não tem contraindicações e pode ser usado por crianças maiores também. Deve ser aplicado suavemente com a mão, diretamente sobre a pele, e depois removido com água, mas sempre com cuidado.
  • Perfumado: possui como principal característica um perfume marcante, que pode ser desde um perfume floral, amadeirado, entre outros diversos aromas. O objetivo primordial deste item é deixar a pele com um aroma delicioso logo após o usuário tomar um banho. Um exemplo seria o sabonete líquido erva doce perolizado.
  • Hipoalergênico: é o item de higiene pessoal que é mais indicado para usuários que possuem alguns tipos de alergia de pele, prevenindo assim, coceiras e irritações. Por não ter nenhuma conservante como parabeno, a isotiazolinona e o fenoxietanol em sua composição, esse produto de limpeza pessoal, além de deixar a pele do usuário mais macia. Esse tipo de item precisa ser aplicado mais de uma vez ao longo do dia para impedir a contaminação da pele por fungos ou bactérias.

Quais são as vantagens que o uso de sabonetes líquidos pode trazer? 

  • Pode ser usado em qualquer parte do corpo: como tem uma fórmula diferenciada, o sabonete líquido pode ser aplicado tanto no corpo quanto no rosto, pois ele não causa em nenhuma das regiões do corpo irritação ou mesmo agressão.
Quais são as vantagens que o uso de sabonetes líquidos pode trazer?

As opções desse produto de higiene pessoal em barras, geralmente, são indicados para um uso mais específico, um tipo é usado para a limpeza das mãos e outro usado para a higienização do rosto, por exemplo.

  • Mais higiênico: todo item de higiene pessoal que é compartilhado por mais de uma pessoa contém risco de contaminação por alguma bactéria, mas os sabonetes em barras estão mais propensos a isso ainda. Visto que, quando o usuário vai utilizar esse item de limpeza ele está com as mãos sujas. 

Diferentemente do sabonete em barra, o sabonete líquido hidratante não é compartilhado e nem manipulado, pois quem usa, retira a quantidade exata e logo após já faz o uso do produto. Isso faz com que o sabonete líquido hidratante seja um produto mais higiênico quando comparado ao sabonete em barra. 

  • Custo-benefício: seu custo-benefício é o melhor do mercado, uma vez que só entra em contato com a pele na quantidade exata em que é utilizado, evitando assim desperdícios e poupando assim  o dinheiro do consumidor. Uma vez que a cada novo produto utilizado, mas o usuário terá que gastar para repor o item de higiene pessoal.

Por que o sabonete líquido é a melhor opção para lugares com grande circulação de pessoas?

Por que o sabonete líquido é a melhor opção para lugares com grande circulação de pessoas?

A facilidade em utilizá-lo, sobretudo em locais com grande fluxo e circulação de pessoas é um diferencial na hora de optar pelo sabonete líquido. Além de todas as questões higiênicas, a opção liquida se mostra muito mais eficiente do que o item de limpeza em barra por diversos motivos.

Um deles é a facilidade para a reposição do produto, uma vez que, após ser reposto não precisa haver preocupação dos trabalhadores em verificar a quantidade que ainda está disponível porque muitos desses aparelhos que despejam o produto possuem uma vazão pré determinada por uso, evitando assim o desperdício.

A opção em barra além de não apresentar essa funcionalidade, se for mantida em uma superfície molhada pode dissolver por inteiro em pouco tempo, diminuindo assim o seu custo benefício, fora o fato de que o item pode ser furtado, e assim, substituído mais vezes, aumento o custo da sua empresa com produtos de higiene pessoal.

Quais são as dicas de uso para o sabonete líquido?

Um ato que pode aumentar muito o custo benefício do seu produto de higiene pessoal líquido é a utilização de uma esponja na hora do banho. Uma vez que esse dispositivo ajuda a espalhar o produto pelo corpo do usuário de um jeito que além de limpar por igual, economiza o produto. Alguns tipos desse equipamento esponjoso podem até contribuir na esfoliação da pele do usuário durante o banho.

Uma outra disponibilidade desse item de higiene pessoal que muita gente não se atenta é a possibilidade de comprar refis do produto de sua preferência, evitando assim a produção de mais embalagens de plástico, que demoram mais de 300 anos para se decompor no solo. Apenas com o refil, o usuário em questão pode reabastecer um recipiente de sua preferência ou a própria embalagem do produto que você comprou originalmente.

Quais são as regulamentações para o sabonete líquido?

Quais são as regulamentações para o sabonete líquido?

No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina que esses produtos de higiene pessoal já citados acima, como os esfoliantes, faciais, corporais e desodorantes não possuem a obrigatoriedade de informar suas restrições, indicar as recomendações de uso ou comprovar se eles realmente são dessa classe de produtos, uma vez que devido às sua características específicas, esses itens são menos nocivos que outros artigos de higiene pessoal similares.

No entanto, as opções antissépticos (bactericidas), infantis e de uso íntimo são obrigadas a informar suas restrições, indicar as recomendações de uso ou comprovar se eles realmente são dessa classe, além de apresentar as devidas comprovação de segurança e/ou eficácia. Por essa razão, os usuários devem verificar sempre ao efetuar a compra desse tipo de produto de higiene pessoal se o item segue todas as regulamentações pré determinadas pela Anvisa, uma vez que um eventual não obediência pode causar danos a sua pele, a longo prazo alguns deles podem se tornar irreversíveis.

Existem outras formas de se certificar de que  o produto que você está efetuando a compra se segue todas as regulamentações previstas dentro das leis brasileiras ou internacionais, a BDIH (Associação de Indústrias e Firmas de Comércio Alemãs), que é uma organização que atesta se os produtos cumprem exatamente todos parâmetros exibidos mundo afora.

No Brasil, a IBD Certificações também é uma organização que pode certificar se os padrões de qualidade desses produtos de higiene pessoal estão sendo respeitados ou não dentro do território do nosso país.

Gostou?

Conte para a gente nos comentários!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *