Comércio/Logística

Pasta Suspensa: entenda as vantagens de usá-la em sua empresa

Redação de NEI
Escrito por Redação de NEI em 29 de junho de 2020
Pasta Suspensa: entenda as vantagens de usá-la em sua empresa
NEI NEWS

Junte-se a mais de 230 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Especialmente utilizada em ambientes corporativos, a pasta suspensa é um tipo de pasta organizadora capaz de tornar a disposição de documentos mais prática e harmoniosa em ambientes pequenos sem ocupar muito espaço ou volume, visto que sua função é otimizar o tempo de busca de seu usuário.  

Contudo, para que ela seja ainda mais proveitosa, é necessário conhecer suas especificidades. Por esse motivo, separamos este post para que você possa entender ainda mais sobre: quais são seus modelos, tamanhos e cores, onde e como usá-la e quais são seus benefícios para organização de sua empresa. 

O que é uma pasta suspensa?

Oferecida como um produto de papelaria, eventualmente, a pasta suspensa é um dos tipos de pasta mais usados no mercado hoje. Dada a sua eficiência, administradores, em especial, têm optado-a em virtude de sua ampla capacidade de armazenamento. Por esse motivo, a encontramos com maior popularidade em escritórios de pequenas e grandes empresas, que preferem o uso de pastas para organizar documentos ou série de documentos, evitando sua perda ou desordem. 

Fabricada em papel cartão ou papelão ou em material plástico (polipropileno), a pasta suspensa é, na maioria de seus modelos, composta por hastes plásticas ou metálicas (para a suspensão da pasta em arquivos ou armários), abas laterais, um furo central (para a visualização do conteúdo dentro da pasta) e um visor (para a inserção de etiquetas de identificação). Pode ainda ser de diferentes cores (verde, azul, amarelo, roxo, vermelho etc.), tamanhos, espessuras e gramaturas, a depender de seu modelo.

Quais os modelos de pasta suspensa?

Sabia que escolher o modelo ideal de pasta suspensa para a sua atividade pode facilitar muito na hora de achar aquele documento que você tanto precisa? Pensando nisso, separamos para você alguns dos tipos de pasta mais usados:

Pasta suspensa cartão: dentre os modelos mais conhecidos, a pasta suspensa cartão é eventualmente fabricada em papel kraft e possui hastes de arame simples, ponteiras com grampo plástico, abas (coladas) e um visor em formato circular. E mais, sua capacidade possibilita a armazenagem de dois ou mais documentos e, ainda, uma circulação maior de ar entre os papéis em favor de seu visor. 

Pasta suspensa cartão

Pasta suspensa marmorizada: também produzida em papel kraft, essa pasta marmorizada pode ser tipificada por sua textura e também aparência, uma vez que se assemelha ao mármore. No entanto, suas demais características seguem similares às da pasta de papel kraft, com hastes de arame simples, ponteiras com grampo, abas coladas, podendo ou não ter um visor. 

Pasta suspensa marmorizada

Pasta suspensa sanfonada: conhecida por sua praticidade, a pasta sanfonada é ideal para quem procura um modo mais prático de organizar grandes quantidades de documentos ou papéis. Comumente produzida em papel kraft (com uma gramatura de 420g/m², em média) ou em plástico polipropileno, revestida de percalux, no tamanho A4 (podendo também ser encontradas em tamanho Ofício ou no padrão duplicatas), a pasta suspensa sanfonada possui divisórias fixas que podem variar entre 12 e 31 unidades, podendo ainda receber etiquetas para a nomeação ou números desses documentos. 

Pasta suspensa sanfonada

Pasta suspensa com lombada: caracterizada por seu lombo, este modelo de pasta possui uma capacidade maior de armazenagem do que as demais, visto que o alargamento de seu dorso se estende para até 5cm. Isto é, usá-la é uma vantagem para aqueles que desejam arquivar uma quantidade significativa de documentos ou ainda uma séries deles e, ainda, manter-se organizado. É indicada, portanto, para a conservação de Contratos, Cópias de Holerites, Documentos Pessoais de Clientes ou Fornecedores, e outros. 

Pasta suspensa com lombada

Pasta suspensa papéis fixos: sendo um modelo especial de pasta suspensa, a pasta para papéis fixos é ideal para a conservação e ordem de documentos que necessitem ser fixados ou presos, uns aos outros, por grampo, para que possíveis extravios, de processos ou dossiês, por exemplo, possam ser evitados. É formada, portanto, por um varão único e a posição do seu cartão é invertida. E mais, caso o usuário opte por fazer a remoção do varão, ela poderá ser utilizada como uma pasta comum, de fácil manuseio. 

Pasta suspensa papéis fixos

Pasta suspensa rígida: de alta resistência e durabilidade, a pasta suspensa rígida diferencia-se dos demais modelos por sua eficiente capacidade de proteger documentos ou papéis, em geral, em locais que estejam expostos a umidade ou calor. E mais, seu aparência transparente permite fazer a identificação dos documentos armazenados com maior facilidade.

Pasta suspensa rígida

Como e onde usar a pasta?

Para usar a pasta suspensa basta posicioná-la, através de suas hastes, sobre o aramado do arquivo ou móvel. Dada a sua versatilidade, pode ser utilizada em diversos locais, sejam eles corporativos ou domésticos, como secretarias, universidades, hospitais, escolas, bibliotecas, entre outros. 

Portanto, ao escolher pasta para sua empresa será preciso entender qual o modelo que melhor atende às suas necessidades de organização.

Gostou?

Conte para a gente nos comentários!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *