Construção Civil

Entenda sobre a máscara de solda como cada classificação trabalha nos processos de produção e na proteção da face

Redação de NEI
Escrito por Redação de NEI em 29 de junho de 2020
Entenda sobre a máscara de solda como cada classificação trabalha               nos processos de produção e na proteção da face
NEI NEWS

Junte-se a mais de 230 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A máscara de solda faz parte do departamento de equipamentos de proteção individual (EPI’S), imprescindível para ser utilizadas nos profissionais que trabalham diretamente com processo de soldagem.

São comumentes utilizadas em todas as operações que envolvem soldagens. Os segmentos são na fabricação de automóveis, ferroviárias, industria de auto peças, área de construção civil, mecânica, naval, entre outros. 

Contudo, é necessário conhecer suas classificações para entender como cada uma delas performará no trabalho a qual serão aplicadas. Nesse post, você entenderá especificamente sobre o que são e tipos que existem, tipos que podem ser encontrados, tamanhos e aplicações: onde e como aplicá-los.

O que é a máscara de solda?

É um equipamento de proteção responsável para evitar acidentes, como queimaduras nas mãos, nos olhos e pescoço, protegendo contra as faíscas que são liberadas pelos processos de produção das soldagens, prevenindo contra os raios ultravioletas e ajudando na conservação da retina.

Quais classificações mais utilizadas da máscara de solda? 

Existem algumas máscaras que são mais comuns e possuem papéis fundamentais em cada produção. Com isso, apresentamos alguns tipos abaixo:

Máscara de solda eletrônica – Conhecida também como máscara de solda elétrica, geralmente composta por amarrações e um botão de regulagem para cada cabeça, possui um visor recarregável através da própria luz que o processo de soldagem emite. Vem com dois botões para regular a sensibilidade e tempo de resposta, dando para ver o resultado da produção sem precisar tirar a máscara do rosto.

Veja foto abaixo:

Máscara de solda eletrônica

Máscara de solda eletrônica

Veja no link abaixo os detalhes da máscara e suas características fundamentais para sua utilização. https://bit.ly/2BxTlJQ

Máscara de solda automática Composta por visor automático de escurecimento com ajuste de sensibilidade a exposição ao arco elétrico, determinando o nível ou filtragem durante a soldagem. Sua lente filtra 100% da luz infravermelha e ultravioleta.

(Foto abaixo)
 Máscara de solda automatica

Máscara de solda eletrônica

Veja no link abaixo um vídeo explicativo de um dos nossos fornecedores sobre a máscara com o funcionamento automático de escurecimento. https://bit.ly/2CzBPFH

Máscara de solda com visor articulado – Geralmente confeccionada em polipropileno, essa máscara possui uma proteção dos olhos e rosto contra agentes abrasivos, possui um visor articulado para colocação das lentes incolor e filtro de luz conforme cada necessidade.

(Foto abaixo)

Máscara de solda com visor articulado

Máscara de solda com visor articulado

Quer entender o motivo no qual é de extrema importância à utilização das máscaras de solda e suas prevenções diante dos processos de produção? Clique no link e entenda: https://bit.ly/2Z1fbNR

Quais cuidados devem ser respeitados?

Separamos alguns itens pertinentes para os cuidados especiais das máscaras de solda para você profissional. Com essas recomendações abaixo, você garante a máxima durabilidade do equipamento.

  1. Busque armazenar a Máscara de Solda em uma caixa especial, de preferência vedada;
  2. Se for passar muito tempo sem usá-la, embale-a corretamente para evitar que seja batida ou danificada;
  3. Nos casos da máscara de solda automática, procure ligar o produto com frequência, mesmo quando não houver necessidade de uso;
  4. Cuide para não bater com o equipamento. Lembre-se que qualquer rachadura poderá comprometer sua proteção;
  5. Analise o EPI sempre antes e depois de utilizar, para garantir que continua em perfeitas condições de uso;
  6. Limpe a máscara sempre que houver necessidade, mas jamais guarde o equipamento molhado.

Quais normas são estabelecidas para a máscara de solda?

Existe uma norma relevante para a obrigação dos usos de equipamentos de proteção a    todos os profissionais que estão em áreas/zonas e trabalhos que possam comprometer a saúde e sua vida.

A NR 6 diz sobre considerar Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Nessa matéria, você consegue conferir os detalhes dos EPIS e a importância das máscaras para o processo de produção de soldagem e outros serviços. Clique no link abaixo e confira!
  EPI de proteção facial: entenda quais são, quando e por que usar

Gostou?

Conte para a gente nos comentários!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *