Construção Civil

Conversor de medidas: Veja como tirar o máximo dessa poderosa ferramenta desenvolvida pela NEI

Redação de NEI
Escrito por Redação de NEI em 10 de julho de 2020
Conversor de medidas: Veja como tirar o máximo dessa poderosa  ferramenta desenvolvida pela NEI
NEI NEWS

Junte-se a mais de 230 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O conversor de medidas é uma ferramenta criada para auxiliar na conversão de moedas, peso, distância e unidades de medida. Saber a medida exata dos equipamentos a serem instalados e do espaço a ser trabalhado é essencial para garantir que os projetos sejam feitos com a máxima precisão – de forma a atender as exigências dos mais diversos tipos de clientes. Visando oferecer um conversor de medidas online que facilite e otimize o trabalho, a equipe de TI em conjunto com os engenheiros da NEI.com.br, desenvolveram um conversor de medidas completo, onde é possível obter os mais diversos valores de unidades de medidas.

Com o conversor de medidas NEI, o profissional obtém valores de medidas mecânicas, dimensionais, de movimento, elétrica, magnética, energética, fotométrica e de vazão

As unidades de medidas são separadas por abas: Mecânica, Dimensão, Movimento, Eletricidade, Magnetismo, Vazão, Energia e Fotometria. Em cada uma delas encontram-se de dois campos para trabalhar os valores: Converta e Para.

  • Converta: Nesse campo, o profissional informa o valor de origem e a medida que ele tem para converter. Exemplo: 5 (valor) e litros (unidade de medida);
  • Para: Nesse campo, o profissional informa qual a unidade de medida que ele obter o resultado. Exemplo: ml (unidade de medida). Abaixo, será mostrado o valor: 5.000ml. 

Para otimizar o tempo, há ainda o botão Inverter conversão. Com ele, é possível inverter as unidades de medida escolhidas no começo da conversão. Exemplo: Ao obter o resultado de 5 litros para ml (5.000 ml), invertendo, é possível obter o valor de 5 ml para litros (l), ficando 0,01 litro. O conversor apenas inverteu as unidades de medida, o valor digitado inicialmente (5) permaneceu.

Conversor de medidas
Conversor de medidas

Abaixo, encontram-se todas as unidades de medidas fornecidas em nosso conversor de medidas para escolher a aba mais adequada para os projetos da sua empresa. Continue a leitura e confira!

Conversor de Medidas: Mecânica

Na mecânica, o conhecimento das unidades de medidas é de extrema importância para a realização de qualquer trabalho específico. Um exemplo disso é quando um profissional recebe o desenho de uma peça a ser fabricada. No projeto, o engenheiro nota que a peça não está com suas medidas na conversão correta para que se realize a atividade. Por isso a importância das conversões das unidades em mecânica, cujo algumas das unidades mais utilizadas são:

Converter a medida de Massa

Existem diferentes medidas de massa, as mais comuns estão ligadas ao grama, sendo os seus múltiplos o hectograma, o decagrama e o quilograma, os quais são utilizados em objetos de massa maior. As medidas de massa são usadas quando queremos definir a quantidade exata de massa de um corpo. No dia a dia existem outras medidas de massa, como a tonelada, a arroba e o quilate. 

Converter a medida de Torque

O torque pode ser definido como um agente dinâmico das rotações, ele é um conceito físico, relativo ao movimento de rotação de um corpo após a aplicação de determinada força sobre ele. Para fazer com que um corpo gire em volta de algum ponto, devemos exercer um torque sobre ele.

Converter a medida de Força

A força é caracterizada por uma pressão exercida sobre um objeto ou, as alterações de movimento de um determinado corpo. Também podemos caracterizá-la como uma grandeza vetorial (possui módulo, direção e sentido) capaz de gerar alterações no movimento de um corpo e que está associada a ações como puxar, empurrar, deslocar etc. 

Conversor de medidas: Dimensão

A dimensão pode ser definida como uma área, um volume ou a longitude de uma superfície, de um corpo ou uma linha.

Alguns espaços e objetos possuem apenas uma dimensão. Isso significa que, dentro desses espaços, é possível calcular apenas uma única medida. Essa medida pode ser uma área, um volume ou um comprimento, mas sempre será apenas uma dessas três.

Converter a medida de Comprimento 

O comprimento é caracterizado como a grandeza física que expressa a distância percorrida entre dois pontos. O metro é a principal unidade de medida, a partir dele são obtidas outras medidas de comprimento, como: decâmetro (dam), hectômetro (hm) e quilômetro (km); os submúltiplos são: milímetro (mm), centímetro (cm) e decímetro (dm).

Converter a medida de Volume

O volume é o espaço que é ocupado por um corpo, ou a capacidade que ele tem de comportar alguma substância.

É importante saber que o volume pode ser calculado para recipientes ou estruturas que tenham determinados formatos, como é o caso de cubos, cilindros ou pirâmides.

Converter a medida de Área

Uma área é a superfície compreendida dentro de um perímetro, cuja unidade de medida mais conhecida e mais utilizada é o metro quadrado. Existem várias fórmulas para calcular a área das diversas figuras geométricas, como os triângulos, os quadriláteros, os círculos e as elipses.

Converosr de medidas: Movimento

Um movimento consiste numa mudança de posição de um corpo ou de um sistema, em relação ao tempo, quando medido por um dado observador num referencial determinado. Há três áreas que estudam o movimento: a cinemática, a dinâmica e a estática.

Converter a medida de Velocidade do vento

A velocidade do vento, ou velocidade do fluxo de vento, é uma quantidade atmosférica fundamental causada pelo movimento do ar de alta para baixa pressão, geralmente devido a mudanças de temperatura. Observe que a direção do vento é geralmente quase paralela às isóbaros, devido à rotação da Terra.

Converter a medida de Velocidade

A velocidade está relacionada com a variação do espaço em relação ao tempo.

Ou seja, a velocidade está relacionada ao tempo que se leva para percorrer determinado espaço ou fazer alguma coisa. 

Converter a medida de Aceleração

A aceleração é a grandeza responsável pela variação da velocidade de um corpo. Ela indica a diminuição ou aumento de velocidade com o decorrer do tempo. A aceleração é uma grandeza vetorial, sendo assim, possui módulo, direção e sentido.

Conversor de medidas: Fotometria

Um conversor de fotometria é um instrumento que converte as medições de luz, em termos de como seu brilho é percebido pelo olho humano. Esse conversor vai te ajudar a calcular todas as unidades de medidas necessárias para o trabalho que você exerce. Você poderá calcular o fluxo luminoso, a Iluminância, a intensidade luminosa, a luminância e a energia luminosa.

Converter a medida de Fluxo luminoso

O fluxo luminoso é a radiação total emitida em todas as direções por uma fonte luminosa ou fonte de luz que pode produzir estímulo visual. Você pode converter um Lúmen (lm) em um Candela esferorradiano (cd·sr), ou em um Lux metro quadrado (lx·m²), ou vice – versa.

Converter a medida de Iluminância

A iluminância é uma grandeza de luminosidade que faz a relação entre o fluxo luminoso que incide na direção perpendicular a uma superfície e a sua área. Sua unidade de medida é o lux (lx). 

Converter a medida de Luminância 

Luminância é uma medida da densidade da intensidade de uma luz refletida numa dada direção, cuja unidade SI é a candela por metro quadrado (cd/m²).

Converter a medida de Energia Luminosa

A energia luminosa é um raio luminoso, a determinação dessa medida é a frequência da cor, que pode ir do vermelho ao violeta. Quanto mais próximas ao violeta, maior a energia, e quanto mais próximas do vermelho, menor ela é. Você pode converter um Lúmen por segundo (lm·s) em um Talbot (T), ou em um Lúmen por minuto (lm·min), ou até em um lúmen por hora (lm·h).

Conversor de medidas: Energia 

Um conversor de energia é um equipamento que pode converter as mais diversas medições de energia, temperatura, potência e consumo de combustível. A conversão de unidades é algo simples mas, quando feita de forma equivocada pode provocar grandes desastres. Uma vez que um cálculo errado pode levar muitas pessoas a morte. Confira algumas das unidades de medida mais utilizadas são:

Converter a medida de Temperatura

A temperatura é a medida do grau de vibração das moléculas que compõem um corpo. Se a vibração molecular estiver alta, o corpo estará quente. Caso a vibração molecular seja pouco intensa, o corpo estará frio. Com o nosso conversor de medida, você pode transformar qualquer valor de temperatura, seja ele em Celsius (°C), Fahrenheit (°F), Kelvin (K), Rankine e Reaumur (R), e encontrar seu correspondente em outra escala termométrica.

Converter a medida de Potência

Em física, potência é a grandeza que determina a quantidade de energia concedida por uma fonte a cada unidade de tempo. Entre as unidades de medida de potência oferecidas pelo conversor NEI são a Horse-power (hp), Watt (W), Kilowatt (kW), entre outras.

Converter a medida de Consumo de energia

Consumo de combustível é a taxa na qual um motor usa combustível, expresso em unidades como galões por milha ou litros por quilômetro. Você pode encontrar as mais diversas medidas de conversão no conversor NEI.

Conversor de medidas: Vazão

Medidores de vazão ou medidores de fluxo são equipamentos cuja finalidade é obter a medida de um fluxo ou de uma vazão de matéria. Medidas de fluxo podem ser feitas das mais diversas maneiras, utilizando os mais variados princípios físicos. Conheça algumas das unidades de medida mais utilizadas nessa categoria:

Converter a medida de Vazão volumétrica

A vazão volumétrica é a medição do volume de fluidos que passam por uma área específica em um período de tempo específico. Nesse cálculo, existem variáveis externas, como a temperatura, que podem afetar o volume. Na maioria das vezes, medimos a vazão volumétrica utilizando unidades como metros cúbicos por segundo e hora (m³ / s, m³ / h) ou litros por segundo e hora (l / s, l / h).

Converter a medida de Vazão em massa

A vazão mássica é responsável por medir a massa de um fluído ou o gás que passa por uma área em um período de tempo específico. Quando falamos de vazão mássica, a unidade padrão é quilogramas por segundo (k/s). 

Conversor de medidas: Magnetismo

Magnetismo é o fenômeno de atração e repulsão, mais precisamente falando, se define como a capacidade de atração de objetos em imãs, ou seja, a capacidade que um objeto possui de atrair outros objetos.

Converter a medida de Força Magnetomotiva

A força magnetomotiva, também conhecida como potencial magnético, é propriedade de certas substâncias ou fenômenos que dão origem ao campo magnético. Você pode converter um Ampere-turn (AT) para Gilbert (Gi) ou vice versa.

Converter a medida de Densidade do fluxo magnético

Quando falamos da densidade do fluxo magnético, nos referimos a quantidade física, o que indica o quão forte são os campos magnéticos. Isto determina quão denso é a área do fluxo magnético. 

Converter a medida de Fluxo magnético

O Fluxo magnético é o produto entre a indução magnética, a área da superfície plana e o cosseno do ângulo formado. O fluxo magnético também pode ser entendido como sendo o número de linhas de indução que atravessam a superfície.

Converter a medida de Indução eletromagnética

Indução eletromagnética é o fenômeno responsável pelo surgimento de correntes elétricas em materiais condutores imersos em campos magnéticos, quando sujeitos a mudanças no fluxo de campo magnético que os atravessa. Nesse conversor você vai poder converter um Ampère por metro [A/m] para Ampère-turn por metro (AT/m), Oersted (Oe) e Gilbert por metro (Gi/m) ou vice versa.

Conversor de medidas: Eletricidade

A eletricidade é o movimento, usualmente de elétrons, produzido a partir de dois pontos de um condutor. É, em termos gerais, a área da Física que estuda os fenômenos causados pelo trabalho das cargas elétricas. 

Converter a medida de Indutância

A indutância pode ser definida como a razão entre o enlace total do fluxo e a corrente elétrica envolvida, ex. a passagem de corrente elétrica em um condutor retilíneo.

Converter a medida de Carga elétrica

A carga elétrica é uma propriedade básica da matéria portada por algumas partículas elementares, que faz com que a matéria experimente uma força quando posicionada em um campo eletromagnético. 

Converter a medida de Condutância elétrica

A condutância é a propriedade que um corpo apresenta em relação à passagem da corrente elétrica. É o inverso da resistência elétrica.

Converter a medida de Capacitância

A capacitância ou capacidade elétrica é a grandeza escalar que mede a capacidade de armazenamento de energia em equipamentos e dispositivos elétricos, relacionando carga com diferença de potencial. Sua unidade é dada em farad, representada pela letra F.

Converter a medida de Potencial elétrico

Potencial elétrico é a capacidade que um corpo energizado tem de realizar trabalho, ou seja, atrair ou repelir outras cargas elétricas. Com relação a um campo elétrico, interessa-nos a capacidade de realizar trabalho, associada ao campo em si, independentemente do valor da carga q colocada num ponto desse campo.

Converter a medida de Resistência elétrica

A resistência elétrica é um conversor energia elétrica em energia térmica (por meio da dissipação de calor) e permitir o controle da voltagem em circuitos elétricos. Um exemplo claro disso é a resistência dos chuveiros, transforma a energia elétrica em calor.

COnverter a medida de Corrente elétrica

A corrente elétrica é o movimento ordenado de carga elétrica que envia energia de um ponto para o outro a partir de um portador. Corrente elétrica é o fluxo de carga dentro de um condutor quando as extremidades apresentam diferença de potencial elétrico. 

Matéria criada pela equipe de redação NEI Experrtise.


Gostou?

Conte para a gente nos comentários!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *