Comércio/Logística

Calçado de segurança: A importância de escolher o certo para sua proteger sua equipe!

Arthur Coelho
Escrito por Arthur Coelho em 29 de julho de 2020
Calçado de segurança: A importância de escolher o  certo para sua proteger sua equipe!
NEI NEWS

Junte-se a mais de 230 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O calçado de segurança é um EPI imprescindível para a proteção dos pés, já que diversos riscos laborais podem estar presentes no ambiente de trabalho. É importante entender quais as variações desse produto e qual mais se adéqua à necessidade da empresa. Nesse artigo você saberá tudo que precisa sobre esse tipo de equipamento para proteção individual. Continue a leitura para conferir todos os detalhes!

A importância de escolher o calçado de segurança certo para sua proteger sua equipe!

Bota de segurança Nobuck: o que é e quando usar?

Bota de Segurança Nobuck: O que é

A bota de segurança Nobuck é um EPI de proteção para os pés feito em material Nobuck, parte contrária do couro que sofreu um processo de lixação. Devido a sua resistência ao desgaste, o nobuck se tornou uma matéria-prima muito usada na confecção de calçados de vários estilos, especialmente de calçados. E é um dos materiais mais utilizados na fabricação de sapatos táticos e de alto desempenho em todo o mundo.

Onde usar uma bota Nobuck?

As botas de segurança Nobuck são mais recomendadas para uso em áreas administrativas e atividades recreativas, porque apesar de resistentes, não dispõem da mesma resistência que outros EPI similares disponibilizam para os mais diversos tipos de trabalhos com algum tipo de risco para os pés que os colaboradores de uma empresa podem exercer. Para profissionais que realizam trabalhos logísticos ou patrulhamento intensivo, muitas vezes expostos a variação de clima e terreno, as botas de couro nobuck são ideais.

Conheça mais a fundo sobre a bota de segurança Nobuck e como ela pode auxiliar sua empresa lendo este artigo.

Calçado de Segurança com bico de aço

O que é um calçado de segurança com bico de aço?

O calçado de segurança com bico de aço é um equipamento de proteção individual que possui uma biqueira na parte da frente em aço, para proteger os dedos de um possível impacto com objetos pesados ou perfurocortantes no ambiente de trabalho. O aço aplicado nos bicos dos calçados de segurança é feito de chapas de carbono que passam por processos contínuos de tratamento térmico. A bota de segurança, apesar de ser um pouco mais pesada que as suas concorrentes, é mais indicada para construção civil, indústrias e serviços gerais.  

Onde usar o calçado de segurança com bico de aço

As botas com bico de aço de couro comum, que é um material de origem animal, podem ser usadas em indústrias, além das mais diversas áreas da construção civil e oficinas mecânicas. É indicada ainda para prestadores de serviços que precisam proteger os pés de qualquer atrito. 

As botas com bico de aço de microfibra são as mais recomendadas para o uso industrial, visto que conseguem assegurar a transpiração dos pés. Desta forma o calçado ajuda a se evitar a proliferação de fungos e o mal cheiro. Esse tipo de bota é indicado ainda para outros setores que exigem mais segurança e higiene.

Leia mais sobre o calçado de segurança nessa postagem.

Calçado de segurança com bico de plástico: O que é e como usar?

O que é uma bota de segurança com bico de plástico?

As botas com bico de plástico não são recomendadas para trabalhos que possam ocasionar acidentes que causem impacto maiores que 200 j ( joules) ou uma carga de compressão de de 15 KN. No entanto, por ser mais leve, esse equipamento de segurança é ideal para serviços elétricos e atividades que em que o uso de um EPI é obrigatório, mas que não possua risco de nenhum impacto extremamente pesado que possa ocasionar uma lesão no usuário em questão.

Onde usar a bota de segurança com bico de plástico

Esse EPI pode ser usado ainda por profissionais de limpeza urbana, uma vez que, esses profissionais precisam de proteção em caso ocorra algum impacto em seu pé que ocasione uma lesão e, também, para evitar tombos do profissional no chão.
Lendo este artigo você saberá de tudo que precisa para escolher o produto certo.

Gostou?

Conte para a gente nos comentários!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *