Feiras & Eventos

Desafios da nova NR12 para o setor de máquinas serão debatidos no 20º Congresso SAE Brasil

Rafael
Escrito por Rafael em 15 de setembro de 2011
NEI NEWS

Junte-se a mais de 230 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

No painel de Máquinas Agrícolas e de Construção, 4 de outubro, especialistas falam da adaptação à norma que vigora em 2012

Os impactos sobre a indústria da nova NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos (norma editada em 08/06/1978 e atualizada em 25/12/2010 para vigorar em 2012) serão o tema central do painel de Máquinas Agrícolas e de Construção do Congresso SAE BRASIL 2011, de 4 a 6 de outubro, no Expo Center Norte em São Paulo.
Representantes do Ministério do Trabalho, da Confederação Nacional da Indústria e executivos da indústria de máquinas de construção, agrícolas, florestais e de mineração, farão palestras e participarão do debate sobre os efeitos da norma regulatória, que traz novos requisitos mínimos de segurança para a geração de equipamentos produzidos a partir de 2012.
Vicente Pimenta, chairman do Comitê de Máquinas Agrícolas e de Construção do Congresso SAE BRASIL 2011, organizador do painel, destaca a importância do debate para a indústria e o comércio de máquinas. “A norma prioriza a segurança dos operadores de máquinas, traz avanços importantes e enormes desafios para a indústria, não só quanto aos novos projetos, mas também quanto à adaptação da frota em operação; é preciso discutir como tudo isso pode afetar a rotina das empresas”, aponta o engenheiro.
Além da necessidade de adequação de novos projetos e tecnologias à NR 12, aspectos como substituição de frota, máquinas importadas e fiscalização do cumprimento dos requisitos da norma serão debatidos, bem como situações específicas do mercado brasileiro, como o uso de retrovisor em compactadores de solo.
Para Pedro Manuchakian, o Congresso SAE BRASIL é a tão necessária parada para a discussão dos rumos da tecnologia da mobilidade: – “O evento nos oferece a oportunidade única de avaliarmos os caminhos da engenharia diante das demandas dos mercados.
Além disso, contribui para a renovação de conceitos na medida em que traz ideias novas e aponta alternativas”, analisa.

Gostou?

Conte para a gente nos comentários!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Replies to “Desafios da nova NR12 para o setor de máquinas serão debatidos no 20º Congresso SAE Brasil”

paineis eletricos

Esse assunto muito me interessa!

Marli T. Baú

De acordo com o citado no site ” A norma prioriza a segurança dos operadores de máquinas, traz avanços importantes e enormes desafios para a indústria, não só quanto aos novos projetos, mas também quanto à adaptação da frota em operação; é preciso discutir como tudo isso pode afetar a rotina das empresas”, aponta o engenheiro.”; SOBRE ESTE ASPECTO, gostaria de uma reflexão sobre o número de empresas de pequeno porte existente hoje no Brasil e que são resposnsaveis por um percentual significativo da produção, onde dependem das máquinas e equipamentos que é inviável a adaptação e até mesmo impossível instalar os equipamentos em função do tipo de trabalho desenvolvido. Outro fator é se o Governo estará auxiliando com algum tipo de incentivo e ou sucateamento destas máquinas que não é viável atualizar com os ítens de segurança necessário para garantir a segurança do operador. E referente ao trabalhador/operador, os direitos continuaram os mesmos, pois com a Nova NR12, também deve ficar bem claro para o operador/trabalhador que a atualização do mesmo deve ser constante tecnicamente. O operador irá continuar com os mesmos direitos?

MARLI TERESINHA BAÚ

Desafios da nova NR12 para o setor de máquinas serão debatidos no 20º Congresso SAE Brasil, este assunto está em debate no Brasil todo, porém falta muito a ser esclarecido aos profissionais das áreas que atuam como fiscalizadores, pois a forma de cobrar estes ítesns impedem o equipamento de produzir determinados produtos. O que precisa é conhecer o processo como um todo e então determinar os limites para dar início a determinação e cobrança dos dispositivos de segurança necessários e viáveis para está máquina.
Outra situação é o imediatismo que está sendo cobrado as mudanças/alterações dos equipamentos, sabe-se que nada disso acontece do dia para a noite, fzendo com que muitos pequenos empresarios não atenderão as solicitações e outros terão que fechar as portas. (Marli Baú- Eng. Mecânica, Seg. Trabalho-Chapecó-SC)

George
MARLI T. BAÚ

Novamente a NR 12 NOVA está sendo observado em diferentes máquinas e equipamentos, ou seja, observar o funcionamento na analise de projetos, pois este é o momento em que é possível evitar que um projeto seja concebido sem a segurança necessária.
Também ganha espaço e valor o tempo de trabalho em desenvolvimento de projetos onde é necessário definir todos os parâmetros de projeto para a segurança.
(MARLI)

MARLI T. BAÚ

As observações realizadas em máquinas e equipamentos expostos em feiras, apresentam diferentes forma de controles para atender a NOVA NR 12, no entanto é necessário realizar os treinamentos e conscientização dos trabalhadores que atuarão com estas máquinas e equipamentos.