Oportunidades

CPFL Energia adota óleo vegetal em sua rede de distribuição

Rafael
Escrito por Rafael em 11 de abril de 2014
NEI NEWS

Junte-se a mais de 230 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A CPFL Energia fechou parceria com a Cargill para a utilização de óleo vegetal em seus transformadores. A concessionária está promovendo a migração de toda sua rede de distribuição para “transformadores verdes” que utilizam o fluido. O trabalho é resultado de programa de pesquisa e desenvolvimento que durou mais de uma década.
Com mais de 5 mil “transformadores verdes” em operação, a migração de todo o parque da CPFL Energia envolve a compra de 11 mil “transformadores verdes” em 2014, que utilizam óleo vegetal, e a conversão dos equipamentos antigos ao longo dos próximos anos, investimento inicial de R$ 55,8 milhões.
“Nosso interesse no óleo vegetal surgiu a partir de uma insatisfação com os óleos minerais e os riscos associados ao seu manuseio, como problemas de vazamentos, e o descarte seguro de transformadores ao final de sua vida útil”, disse Caius Vinícius Sampaio Malagoli, gerente de Manutenção e Padrões de Engenharia da CPFL Energia.
Segundo a empresa, além de serem menos nocivos para o meio ambiente, os transformadores com óleo vegetal são seguros contra incêndio. O utilizado possui ponto de combustão duas vezes mais alto que o do óleo mineral e é autoextinguível. “Transformadores que utilizam óleo vegetal também têm maior capacidade de absorver problemas na rede, como sobrecargas”, afirmou Malagoli. “Eles falham menos.” Ainda de acordo com a concessionária, o custo fixo desse óleo vegetal é inferior por usar menos material em sua fabricação.
Para atender a demanda por óleo vegetal, a Cargill ampliou a capacidade de produção e armazenagem de sua unidade em Mairinque-SP.

Gostou?

Conte para a gente nos comentários!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *