Coppe/UFRJ inaugura Laboratório de Tecnologia Sonar

2 minutos para ler

O lançamento do Laboratório de Tecnologia Sonar – LabSonar integra as comemorações dos 50 anos da Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, localizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro. A inauguração oficial foi realizada em 30 de julho. 

O laboratório desenvolverá tecnologias para acompanhar, detectar e classificar ruídos produzidos no mar pelos motores e condições operativas de navios e vai colaborar com a Marinha na produção de seus materiais e assessorá-la nas negociações para transferência de tecnologia. Há também possibilidades de projetos com sonares ativos, que emitem sinais, ouvem o eco e detectam os corpos presentes.

Segundo José Seixas, coordenador do LabSonar, o laboratório participará do grande salto tecnológico que virá a partir da compra, pela Marinha brasileira, de um submarino nuclear francês, fruto de acordo firmado em 2009 entre o Brasil e a França.

“Submarino nuclear representa muito para o País e será um grande incentivo para as pesquisas que realizamos na Coppe”, disse Seixas. “No momento, nossos pesquisadores estão envolvidos na construção do sonar do submarino nuclear, mas outras tecnologias ainda terão de ser desenvolvidas no País, como sistemas para retirada de gases dos submarinos e postos nucleares para abastecimento.” Sonares são instrumentos de localização que utilizam sinais acústicos submarinos.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-