Marketing Industrial

Confira o passo a passo para criar um plano de marketing industrial!

abril 22, 2019
Tempo de leitura 4 min

Se o orçamento da empresa já está disponível para fazer as campanhas promocionais e você não faz a mínima ideia de como criar um plano de marketing industrial, então, é melhor arregaçar as mangas e pensar em boas ideias.

Quando se trata de um bom marketing industrial, saiba que ele conta com alguns diferenciais, tais como uma abordagem específica B2B e a divulgação pautada em números e resultados contundentes.

Neste post, traremos um passo a passo do que você precisa fazer para aumentar as vendas na indústria pelo caminho mais rentável. Acompanhe!

Defina o público-alvo

Muito mais que criar soluções fantásticas para a indústria, você precisa ter noção de quem é o seu cliente, de fato. Afinal, atingir o público-alvo do seu negócio é uma missão que requer estudo e planejamento.

A princípio, você precisa definir o tipo de persona, ou seja, uma representação semifictícia do seu cliente ideal. Com isso, fica mais simples criar campanhas coerentes a respeito dos produtos que comercializa, desde que estejam claras as necessidades dos consumidores que atende.

Quando se trata de B2B as estratégias precisam ser muito bem fundamentadas, visto que os clientes têm um nível de exigência maior e conduzi-los pela jornada de compra é um desafio que a sua empresa precisa enfrentar.

Estabeleça seus objetivos

Qualquer ação de marketing deve estar amparada por objetivos e metas que façam sentido, tendo em vista que o retorno financeiro precisa fazer jus ao investimento aplicado. Ninguém vai a lugar algum sem um direcionamento. Sendo assim, estabeleça onde sua empresa pretende chegar em curto, médio e longo prazo.

Para tanto, sempre que possível, dê uma olhada no mercado e avalie as tendências. Não observar a concorrência é um dos erros de marketing que sua empresa jamais pode cometer. Além disso, lembre-se de que as metas precisam seguir a tática SMART, isto é, devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

Invista no marketing de conteúdo

Talvez você não tenha percebido ainda, mas de acordo com dados revelados pela agência Resultados Digitais, 71% das pessoas que trabalham com marketing voltado para empresas usam o marketing de conteúdo para a geração de leads. É um número expressivo e não pode ser desprezado por quem deseja, de fato, alavancar vendas.

Produzir conteúdo relevante para o público, seja por meio de mídia offline, seja por meio de mídia online, torna-se o gatilho mais que completo para atrair o público-alvo até ao seu negócio.

Tendo isso em mente, preocupe-se em criar conteúdos que geram engajamento com seus consumidores. Para divulgá-los, utilize as redes sociais, blog corporativo, revistas e estratégias de e-mail marketing.

Mensure os resultados

Por fim, assim como o controle de qualidade é crucial para que as peças da indústria estejam aptas para a venda, a mensuração de resultados de marketing deve ser feita constantemente.

Sabendo que em todo sistema temos a entrada de informações, o processamento delas e a saída em forma de produtos para o público, vale observar se tudo está dentro do que foi estabelecido nos objetivos.

Mensurar resultados é uma maneira de identificar respostas plausíveis sobre o que a empresa tem feito e, de forma contínua, remodelar ações para evitar gargalos produtivos ou desperdício de tempo e dinheiro. Com isso, tenha na ponta do lápis os principais indicadores de desempenho, tais como o índice de faturamento, a taxa de cancelamento, o ticket médio, entre outros.

Para concluirmos, é de suma importância frisarmos que uma boa divulgação faz toda a diferença para que uma empresa se destaque no mercado, aumente seu know-how, atraia leads qualificados e, por consequência, alcance mais vendas com o plano de marketing industrial.

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