Compras exigem “cabeça aberta”

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“A busca obsessiva pelo menor preço acrescenta risco à qualidade exigida de um negócio. Para tomar boas decisões, é preciso ter conhecimentos aprofundados desse negócio”. A afirmação feita por Fábio Ono, Global Market Intelligence Manager da empresa Alcoa, no Congresso de Compras 2011, recém-concluído em São Paulo, reforça a visão de que um profissional de compras familiarizado com a macroeconomia e com o próprio negócio é determinante para o sucesso das organizações.

Para Ono, é fundamental dispor de ferramentas que auxiliem o desenvolvimento intelectual dos profissionais envolvidos no processo de compras. Medidas como treinamentos, aquisição de relatórios, acesso a redes corporativas e aquisição de sistemas de buy compõem uma estratégia que deve ser incorporada à cultura da empresa. O conhecimento aprofundado, sem dúvida, concorre para que os argumentos dos profissionais de compras influenciem na estratégia e negociação da empresa.

“Um negociador bem preparado fecha bons pedidos com fornecedores de qualquer segmento. Hoje eu posso dizer que a sobrevivência do nosso negócio depende do sucesso da área de compras”, finaliza Ono.

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