Como se preparar para aceitar inovações

2 minutos para ler

“Quando uma empresa decide aceitar e/ou implantar inovações tecnológicas, os investimentos em recursos humanos e materiais são importantíssimos, mas não garantem o sucesso. É preciso que se fomente a cultura de inovação”, afirmou Ronald Martin Dauscha, diretor de tecnologia e inovação da Siemens, durante palestra que ministrou no NEI International Industrial Conference & Show sob o tema “Como preparar o seu departamento para implantar e/ou aceitar inovações tecnológicas”. Segundo Ronald, inovar é transformar ideias novas em resultados sustentáveis. “As empresas inovadoras, apesar de representarem apenas 1,7% da indústria, já são responsáveis por 25,9% do faturamento industrial e por 13,2% do emprego gerado”, informou.

Ronald apresentou os seis principais fatores que devem ser considerados pelas empresas ao adotar uma cultura de inovação:

  • Visão clara: exige o conhecimento da estratégia da empresa e seu desdobramento para os negócios. É importante saber porque e para que se quer um departamento de P&D;
  • Regras: garantem a ordem e o bom uso dos recursos nas organizações, mas não podem barrar o processo de inovação;
  • Ambiente: precisa ser agradável, aberto e inspirar a contínua prática da criatividade e inovação;
  • Comportamento: como as pessoas reagem em relação a novidades ou aos setores novos (principalmente se esse foi criado “para inovar”)?
  • Recursos financeiros: permitem que a área se arrisque e exercite o risco inerente ao processo de criação, afinal apenas uma pequena parcela das ideias transforma-se em produtos. Mas é importante questionar se haverá dinheiro para se implantar o que se idealiza;
  • Procedimentos: são importantes para gerar inovações (captura, seleção, priorização, etc.), mas não são exclusivos e devem ser o último fator a ser considerado.

Confira entrevista com o palestrante:

Você também pode gostar

1 comentário em “Como se preparar para aceitar inovações

Deixe uma resposta

-