Marketing Industrial

Como fazer a previsão de vendas e como ela impacta sua empresa?

abril 12, 2019
Tempo de leitura 3 min

A previsão de vendas é o processo de estimar as transições futuras realizadas pelos clientes ao adquirirem as mercadorias e serviços do negócio. Com ela, as empresas conseguem tomar decisões mais assertivas, possibilitando a projeção do desempenho a curto e longo prazo.

Quer saber como fazer uma ótima previsão de vendas e melhorar os resultados de sua empresa? Continue a leitura e confira!

Use as suas vendas passadas para traçar objetivos

Analisar as vendas anteriores da empresa possibilita ser realista com o cenário atual da organização no mercado e realizar uma projeção com mais precisão. Desse modo, as planilhas de vendas dos últimos meses e anos servem como parâmetro para traçar os objetivos de previsão efetiva para o negócio.

Essa estratégia dá uma ideia de como a organização deve gerenciar a sua força de trabalho, o fluxo de caixa e os recursos. Assim, fica mais prático prever a receita de vendas viável, alocar recursos de maneira eficiente e planejar o crescimento do negócio no mercado.

Dessa forma, pode-se perceber qual foi a variação mensal média, possibilitando prever o que virá nos próximos meses. Ainda, é possível estabelecer os momentos do ano em que o volume de vendas aumentou ou diminuiu e adaptar as estratégias de acordo com a necessidade.

Colete os dados

A coleta de dados é uma etapa muito importante para realizar uma ótima previsão de vendas para a organização. Com as informações coletadas, é possível fazer um planejamento mais preciso, otimizando os resultados da projeção.

Além dos dados coletados por meio das planilhas de vendas, é possível adquirir informações do mercado competitivo ao analisar detalhadamente os concorrentes, identificando preços, prevendo o faturamento etc.

Utilize métodos e ferramentas simples

Estabelecer na organização uma cultura de métodos simples é uma atividade muito recomendada em qualquer modelo de negócio. Isso acontece principalmente porque, mesmo com diversas ferramentas para realizar a previsão de riscos, é na prática do dia a dia que a realidade é vista.

Empreender significa ter que lidar com problemas inesperados o tempo todo, e saber como resolvê-los a tempo é essencial. Por isso, utilizar ferramentas fáceis de manusear e de entender é uma grande vantagem para a estratégia.

Acompanhe sempre os resultados

Fazer ótimas previsões e não acompanhar os resultados pode comprometer toda a estratégia da organização. Somente assim é possível validar o que foi praticado e aperfeiçoar o que não funcionou.

Um negócio de sucesso precisa de uma constante e incontável análise de resultados e reestruturação das estratégias. Dessa forma, pode-se aumentar a receita da organização em até 10%, se a projeção for bem executada.

Com uma boa previsão de vendas, é possível alinhar a equipe de vendas da organização para tirar o máximo proveito de sua capacidade, auxiliando também no direcionamento das ações de marketing da empresa e facilitando a tomada de decisão dos empreendedores com o seu negócio.

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