Chery terá fábrica de motores em Jacareí (SP)

2 minutos para ler

Luis Curi, vice-presidente da Chery, confirmou que a empresa construirá sua fábrica de motores em Jacareí, no interior de São Paulo – cidade que já abriga a unidade responsável pela montagem dos automóveis da marca. Segundo Curi, logística e mão de obra pesaram na decisão por construir a nova unidade na região.

De acordo com o site da Automotive Business, para fabricar motores em Jacareí, a Chery deverá investir cerca de US$ 130 milhões. O recurso virá da Acteco, divisão de powertrain do Grupo Chery. As operações devem ser iniciadas já em 2014. “A princípio, nossa ideia era agregar à fábrica um centro de pesquisa e desenvolvimento. Com o Inovar Auto, reavaliamos e decidimos trocar o centro pela antecipação da vinda da fábrica de motores, o que ajudaria a adequar ainda mais o projeto às exigências do novo regime automotivo”, conta Curi.

O centro de pesquisa, que antes era prioridade, passará a ser terceirizado, mas acompanhado pelos profissionais do centro de pesquisa e desenvolvimento que a Chery mantém em sua matriz, na China.

Os motores
Segundo o vice-presidente, serão fabricados no Brasil motores 1.0 equipados com turbo e com o sistema start-stop. “A engenharia da China ainda está fazendo os testes, mas caminhamos para estas tecnologias que ajudarão a alcançar os níveis de eficiência energética exigidos pelo Inovar-Auto”, revela. Além disso, serão montados os propulsores 1.0 e 1.5, ambos flex. O motor 1.0, que será desenvolvido em parceria com a Magneti Marelli, integrará o modelo QQ previsto para iniciar sua fabricação no Brasil a partir de 2015. Já o motor 1.5, com tecnologia bicombustível da Delphi, será montado para o Celer, cuja produção comercial, prevista para julho de 2014, inaugurará a fábrica de veículos.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-