Marketing Industrial

Canais de divulgação: saiba as diferenças entre online e offline

março 13, 2019
Tempo de leitura 6 min

Ao longo dos anos, os canais de divulgação passaram por inúmeras fases, indo do tradicional rádio até a moderna publicidade em portais na web. O marketing tem como característica gerar um relacionamento entre a empresa e o público-alvo, mostrando a qualidade e os benefícios de produtos e serviços e destacando o negócio no mercado.

Com as diversas mudanças e evoluções que a comunicação sofreu ao longo do tempo, muitas empresas se questionam sobre as principais características que as mídias online e offline têm e quais são as suas diferenças e os seus benefícios para a indústria.

Continue lendo este post para entender os pontos em que essas estratégias se divergem e quais são as vantagens de utilizá-las em seu negócio.

Canais de divulgação online

A internet se tornou um ótimo investimento quando se trata de divulgação e alcance da marca para o público-alvo.

Uma pesquisa feita pela consultoria TNS Research International apontou que 92% dos consumidores pesquisam online antes de comprar algo, e que 72% dos internautas procuram informações em blogs e fóruns antes de tomar uma decisão.

Site

Um website é a porta de entrada do negócio na internet. É com ele que a organização fornece as principais informações sobre produtos e serviços para o seu público-alvo. Assim, é possível esclarecer os valores e os objetivos da empresa, oferecendo um meio de contato claro para os consumidores e potenciais clientes da marca.

A interface das páginas online deve ser atrativa, tornando a experiência de navegação dos usuários mais fluída e agradável. Também é essencial oferecer caminhos para que os visitantes possam acessar outras páginas da empresa, como as redes sociais e os blogs.

Blog

O blog é um grande aliado das empresas que querem divulgar os seus produtos e serviços. Ele é um canal de divulgação que tem o propósito de ensinar e guiar os potenciais clientes a resolverem os seus problemas por meio de conteúdos que sejam relevantes e transpareçam a autoridade da marca sobre o nicho em que atua.

Por isso, em vez de vender produtos e serviços como acontece no site da organização, são publicados materiais ricos com informações relacionadas ao segmento do negócio.

Essa ação demonstra aos potenciais clientes que a organização tem interesse em ajudá-los a conquistar o sucesso e não apenas em obter lucros.

Redes sociais

As redes sociais se tornaram canais de divulgação importantes para os negócios na atualidade. Esses meios de comunicação possibilitam estabelecer uma relação mais próxima e descontraída entre a organização e o público.

Assim, é possível publicar conteúdos engajadores, materiais do blog da empresa e até notícias do segmento de atuação do negócio.

Segundo pesquisas, 77,4% das empresas usam as mídias sociais para divulgação e 50,3% aproveitam para alavancar o tráfego de blogs e sites. Além disso, o consumo de conteúdo no LinkedIn aumentou em 21% nos últimos dois anos.

E-mail

As oportunidades de divulgação que as estratégias de e-mail marketing trazem para o negócio são muito valiosas, principalmente por causa do seu alcance e da sua efetividade.

Por meio de um conteúdo alinhado e relevante para a persona da empresa, é possível direcionar e segmentar os disparos para pessoas realmente engajadas, que estão interessadas no que a marca tem a dizer.

O e-mail atingirá 3 bilhões de usuários mundialmente em 2020, contando com 1 bilhão apenas no Gmail e, consequentemente, gerando inúmeras possibilidades de divulgação de conteúdos dos blogs ou ofertas segmentadas de acordo com o estágio do funil de vendas em que a persona se encontra.

Canais de divulgação offline

Os meios de divulgação offline são mais tradicionais, mas não ficam atrás das aplicações online, trazendo muitos resultados positivos para as empresas.

A divulgação tradicional gera mais credibilidade para o público brasileiro, segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope. O estudo mostra que 58% dos entrevistados confiam mais no que é publicado em jornais que em outras mídias.

Revistas

As revistas são um ótimo canal de divulgação segmentado, com diversas opções de estilos de publicação que facilitam o direcionamento de assuntos específicos para um público determinado.

Um dos grandes benefícios desse meio impresso é a maneira como os anúncios são dispostos nas páginas, garantindo uma grande liberdade de criação aliada a uma ótima qualidade de impressão.

Além disso, as possibilidades de segmentar o anúncio e alinhá-lo às necessidades e expectativas da audiência são grandes benefícios, principalmente para otimizar a visibilidade, gerando destaque e relevância para a empresa.

Jornais

Os jornais são muito similares às revistas, já que são segmentados de acordo com o tipo de leitor, gerando um melhor direcionamento para a audiência que se quer atingir.

Desse modo, os anúncios podem ser adaptados de acordo com a região da organização, com a possibilidade de gerar uma comunicação sempre atual devido ao formato diário de publicação.

A principal diferença entre os jornais e as revistas está na frequência em que esses anúncios aparecerão. A vida útil dos primeiros é muito curta e, por isso, eles costumam ser descartados rapidamente.

Diferenças entre canais de divulgação online e impressos

Os canais de divulgação online e offline são muito efetivos em engajar e aproximar a empresa e o seu público-alvo. Mesmo assim, eles têm grandes diferenças, principalmente na segmentação e mensuração de resultados.

Enquanto nas mídias impressas a segmentação é feita de acordo com o perfil do público dos jornais e das revistas, sendo muito genérico, no modelo online é possível direcionar o conteúdo de forma clara — como nas redes sociais, nas quais dá para escolher localização, idade, gênero e interesses dos potenciais clientes e veicular anúncios com muito mais chances de engajar a audiência.

A mensuração se destaca no formato online, permitindo coletar dados sobre o andamento das campanhas com informações valiosas sobre o que deu certo e o que pode melhorar, tudo em tempo real. Assim, é possível aplicar os resultados na organização com um custo inferior e um alcance melhor, muitas vezes maior que nos meios tradicionais.

Os materiais offline contam com a vantagem de serem facilmente entendidos e direcionados para uma audiência específica, enquanto no modelo online as empresas dependem da capacidade do público de decidir como deseja receber os conteúdos da organização.

Ambos os canais de divulgação possibilitam otimizar os resultados do negócio. Porém, no meio digital, é possível ter uma segmentação mais precisa, com os desempenhos das campanhas apresentados em tempo real.

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