Campanha de marketing industrial: aprenda a fazer uma!

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Você sabe como planejar uma campanha de marketing industrial para a sua empresa? Para isso, é preciso conhecer como funciona o seu modelo de negócio e quais as opções disponíveis que podem trazer bons resultados para a organização.

Existem maneiras orgânicas de captar e reter clientes que são muito eficazes no longo prazo. As mídias pagas, por exemplo, podem ser um atalho na hora de destacar a empresa no mercado, possibilitando a segmentação do público com maior efetividade na divulgação da campanha.

Para ajudar, ensinamos neste post como você pode fazer a sua campanha de marketing industrial e conquistar os melhores resultados para o seu negócio. Boa leitura!

As estratégias B2B e B2C

O marketing tem como finalidade atuar na promoção de determinada oferta da empresa para captar e reter clientes para o negócio. Uma estratégia de marketing industrial tem como foco a elaboração de uma solução específica para os objetivos da organização que possibilite uma comunicação mais efetiva e duradoura com outras companhias no mercado.

No marketing B2C é mais complicado para os vendedores identificarem os seus potenciais clientes. Aqui, o valor de compra é menor e a tomada de decisão dos consumidores costuma ser feita por impulso. 

Uma campanha de marketing B2B é usada na indústria para construir relações sólidas e duradouras entre as organizações. É também utilizada para criar condições que possibilitam fechar negócios de longo prazo, com maior valor de compra para a empresa. Além disso, as interações ocorrem entre um maior número de pessoas, diferentemente do encontrado no marketing B2C.

O tipo de perfil dos clientes na indústria é diferente dos demais, o que acaba exigindo mais do processo de vendas da organização. Essa ação visa muito mais que apenas conquistar um consumidor. Por isso é necessário garantir uma venda lucrativa e segura para então mantê-la a longo prazo. 

O inbound marketing para a indústria

O marketing de atração é uma grande tendência que gera ótimos resultados para a campanha de marketing industrial. O inbound tem como objetivo a criação de conteúdos valiosos e ricos em informações, como e-books, webinar, guias, infográficos e checklists.

Esses materiais servem como guia para orientar os leads da empresa por meio do funil de vendas para que eles avancem em sua jornada de compra. Foi comprovado que 68% dos clientes B2B preferem pesquisar independentemente na internet.

De acordo com o Instituto de Marketing de Conteúdo, 89% dos profissionais de marketing B2B utilizam o marketing de conteúdo para atrair e captar novos clientes para as empresas. O inbound marketing industrial tem um foco atrelado a temas corporativos, despertando a atenção do seu público sobre como eles podem economizar ou gerar mais lucro para os seus negócios, por exemplo.

Os blogs como porta de entrada para novos clientes

O marketing de conteúdo é uma peça-chave para a geração de leads qualificados e para o relacionamento B2B. Esse tipo de estratégia é capaz de custar até 62% menos que as iniciativas tradicionais e gera, em média, 3 vezes mais contatos e oportunidades para a empresa.

A publicação e divulgação de conteúdos valiosos para o público é capaz de agregar valor à organização, demonstrando a sua autoridade na área. Esse tipo de posicionamento é muito importante na indústria, principalmente porque as decisões de compra estão ligadas a fatores mais técnicos e racionais, ao invés do impulso levado pelo momento ou pelo emocional.

As redes sociais como potencializadoras do marketing industrial

Muitas empresas na indústria cometem o engano de achar que as redes sociais não são úteis em gerar resultados para o negócio. Uma campanha de marketing B2B que não utiliza as mídias sociais para alcançar o seu público está perdendo uma grande oportunidade de entender os seus clientes em potencial.  

Elas possibilitam direcionar os esforços para se comunicar com as pessoas certas no momento ideal. A presença da sua empresa nesses canais é essencial para uma estratégia de marketing efetiva. Assim, é possível promover e fortalecer a marca por meio de conteúdos relevantes para o seu nicho de atuação.

O Facebook, por exemplo, tem evoluído constantemente suas aplicações para o mercado B2B, disponibilizando uma série de recursos valiosos — como a segmentação nos anúncios pagos, com a possibilidade de realizar diferentes propagandas para públicos distintos. No Brasil, a rede alcançou mais de 127 milhões de usuários ativos em 2018. Além disso, 42% dos profissionais de marketing industrial afirmam que o Facebook é a mídia social B2B mais eficaz para as organizações do ramo.

Ainda, o Facebook Ads é uma opção de mídia paga que possibilita maior engajamento, conhecer melhor o público, atrair novos clientes e gerar tráfego mais qualificado para o site. Isso tudo com um baixo custo, tendo um orçamento mínimo de R$10,00 por dia.

O LinkedIn também é muito promissor para a indústria. O seu objetivo é proporcionar aos profissionais do setor a oportunidade de se conectarem a outros colegas da área. Para as organizações B2B, a ferramenta da rede possibilita encontrar e atrair exatamente quem corresponde à sua persona, possibilitando uma comunicação mais ágil e eficaz.

Acontece que 97% dos profissionais B2B utilizam o LinkedIn para fazer marketing de conteúdo.

A importância da automação de marketing industrial

O uso do e-mail marketing na campanha de marketing B2B é essencial para divulgar os produtos e serviços da empresa, bem como para praticar o seu pós-venda. Essa estratégia em conjunto com outras ações de marketing industrial podem potencializar a maneira como a marca se aproxima de seus potenciais clientes, fortalecendo parcerias e construindo relações duradouras.

A automação de marketing possibilita uma estratégia de e-mail muito mais assertiva, melhorando as taxas de aberturas dos materiais enviados e maior engajamento com o público. Isso porque ela permite que as empresas agendem os disparos para os melhores horários de recebimento dos clientes para uma base de contatos bem estruturada.

Das empresas com melhor performance em marketing B2B, 69% utilizam a automação de marketing para captar clientes e 50% delas para retê-los.

O Google Adwords para consolidar o posicionamento da marca

Os potenciais clientes da indústria estão na internet, por isso, é inegável que ser encontrado primeiro é uma importante vantagem competitiva para o negócio. Portanto, o investimento em anúncios segmentados e em displays é essencial quando somado às estratégias de SEO aplicados pela indústria online.  

O Google Adwords é uma opção de mídia paga que conta com um orçamento adequado e disponibiliza uma segmentação apropriada de palavras-chave para o negócio. Ele é um dos passos mais importantes para gerar novas oportunidades para a empresa.

Com isso, já é possível começar a planejar a sua campanha de marketing industrial e otimizar os resultados do seu negócio. Conhecer as principais estratégias e entender como elas podem ajudar a destacar a sua empresa no mercado é essencial para potencializar as suas ações na hora de captar novos clientes e reter aqueles já engajados.

Aproveitando o seu interesse no assunto, que tal conferir o nosso artigo sobre o que é o marketing inbound e por que investir nele.

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