Oportunidades

Brasil e Suécia buscam oportunidades de parcerias tecnológicas

novembro 3, 2011
Tempo de leitura 2 min

Empresários, gestores públicos e acadêmicos se reúnem em Estocolmo no próximo dia 9

Cerca de 80 empresários, pesquisadores e representantes de governo do Brasil e da Suécia vão se reunir, no dia 9 de novembro, em Estocolmo, para identificar novas oportunidades de projetos tecnológicos conjuntos, durante o 3º Laboratório de Aprendizagem em Inovação Brasil-Suécia. O encontro é promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, em parceria com a Agência Sueca de Inovação (Vinnova).

“Brasil e Suécia são parceiros de longo prazo. Em 2009, foi assinado um acordo de cooperação entre os dois países e criado um programa de cooperação industrial em alta tecnologia. Desde então, a ABDI e a Vinnova estão coordenando esse processo, apoiando projetos e missões de ambos os países e promovendo o diálogo constante entre os stakeholders”, conta o diretor da ABDI, Clayton Campanhola, que participará do encontro.

Na pauta desta edição do evento está a co-incubação de empresas, iniciativa que pode auxiliar companhias a estabelecerem operações nos dois países. “Enquanto a Suécia é líder global em inovação e tem um histórico de sucesso na implementação e operação de incubadoras, na última década o Brasil experimenta uma grande expansão em seu ambiente de inovação. Portanto, parcerias dessa natureza seriam muito ricas para ambos”, afirma o diretor da ABDI.

Também serão debatidos temas como internacionalização de empresas, cooperação industrial e parcerias ligadas a grandes eventos – Copa do Mundo e Olimpíadas. “Buscamos a realização de parcerias em áreas intensivas em conhecimento, o que contribui para o aumento da competitividade da indústria brasileira”, destaca Campanhola.

Tanto a ABDI quanto a Vinnova atuam diretamente com políticas de competitividade. Ambas fazem parte da Federação Global de Conselhos de Competitividade (GFCC, na sigla em inglês), iniciativa internacional que reúne líderes de conselhos de competitividade de várias partes do mundo, para promover o diálogo contínuo, compartilhar melhores práticas e criar uma rede global de cooperação. Nos dias 21 e 22 de novembro, o Brasil sediará a 2ª Reunião Anual da GFCC, em Porto Alegre (RS).

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743