Borracha que gera energia

3 minutos para ler

O composto formado por nanofitas de cerâmica incorporadas em folhas de borracha de silicone gera eletricidade quando flexionado – fenômeno conhecido como “piezoeletricidade”. A ideia não é nova e já existem vários protótipos de nanogeradores que exploram a energia biomecânica e de vários tipos de músculos artificiais, baseados no mesmo princípio.

Recentemente, foi vencido um grande desafio para o aproveitamento prático das vibrações de frequência variável da natureza na geração de eletricidade. Mas esta é a primeira vez que pesquisadores conseguem combinar com sucesso as nanofitas de titanato-zirconato de chumbo (PZT), um material cerâmico, piezoelétrico, com o silicone, que é flexível, barato e biocompatível, já sendo utilizado em implantes e outros dispositivos médicos.

Dentre os vários tipos de materiais piezoelétricos, o PZT é o mais eficiente que se conhece até hoje, sendo capaz de converter 80% da energia mecânica aplicada a ele em energia elétrica. É 100 vezes mais eficiente do que o quartzo, outro material piezoelétrico.

Primeiro, foram fabricadas nanofitas de PZT – tiras tão estreitas que 100 delas colocadas lado a lado cabem em um espaço de um milímetro. Em um processo separado, essas fitas foram incorporadas em folhas de borracha de silicone, criando  “chips de piezo-borracha”.

O uso do silicone faz os cientistas acreditarem que será muito mais fácil utilizar a sua piezo-borracha em dispositivos práticos, inclusive implantados no corpo humano. Mas nada foi testado, ainda. Já uso externo do material não impõe restrições. Tênis e sapatos feitos com a borracha piezoelétrica, por exemplo, poderão aproveitar os movimentos de uma caminhada ou de uma corrida para recarregar o celular ou alimentar o tocador de MP3. O mesmo poderia ser feito com coletes que utilizem o movimento do tórax durante a respiração.

Outras novidades do setor de Borracha você poderá conferir na PneuShow – Recaufair 2010 – Feira e Convenção Internacional de Pneus e Equipamentos – Reforma, Reciclagem, Comércio e Serviços, que acontece de 13 a 16 de abril/2010 e também na EXPOBOR 2010 – 9ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha.

Para se informar sobre eventos em outros setores da indústria em 2010, clique AQUI.

Fonte: Assessoria de imprensa oficial PneuShow – Recaufair 2010 – Feira e Convenção Internacional de Pneus e Equipamentos – Reforma, Reciclagem, Comércio e Serviços

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-