Economia, Meio Ambiente, Pesquisa & Inovação

BNDES financia tecnologia para produção de cimento “verde”

março 10, 2013
Tempo de leitura 2 min

Denominado cimento pozolânico, é obtido a partir da reciclagem da fração fina (grãos menores do que 0,15 mm de diâmetro) de resíduos de obras civis e demolições, como cimento hidratado e cerâmica vermelha. Financiada com R$ 2,5 milhões (50% do valor total do projeto) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, a tecnologia, inédita no mundo, gera um cimento de baixo custo, com alto potencial de exploração comercial. 

Diferente da fabricação do cimento convencional, o processo para produção do cimento pozolânico não gera gás carbônico (CO2), apenas água – o que consequentemente reduz as emissões de gases de efeito estufa. O novo produto também tende a reduzir a quantidade de resíduos da construção civil enviados para os aterros, auxiliando as empresas do setor no cumprimento da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Os recursos são do Fundo Tecnológico (BNDES Funtec) e serão destinados ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT, empresa criada em 1975 para apoiar projetos experimentais do setor de construção civil da Escola Politécnica da USP. O projeto também contará com a parceria da InterCement Brasil S.A., companhia do grupo Camargo Corrêa, que investirá recursos próprios e disponibilizará profissionais especializados.

Por possuir resistência mecânica inferior à do cimento tradicional, o novo produto é indicado para ser base estabilizada em revestimento de pavimentos rígidos ou reaterros de valas de água, esgoto e telefonia. Além disso, os produtos obtidos pelo processo poderão se diversificar para outras aplicações, como argamassa e pré-fabricados de concreto.

Caso a tecnologia desenvolvida obtenha viabilidade técnica e comercial, a InterCement será a responsável por introduzir o novo produto no mercado.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743