Feiras & Eventos

Benefícios da tecnologia nuclear para a indústria serão apresentados em evento no Recife

novembro 11, 2013
Tempo de leitura 2 min

A Conferência Nuclear Internacional do Atlântico – Inac 2013, organizada pela Associação Brasileira de Energia Nuclear – Aben, será realizada de 24 a 29 de novembro, no Recife. Medicina nuclear, melhoria da produção agrícola e do processo industrial nos setores mecânico, elétrico e de petróleo, entre outros, além do controle e monitoramento da poluição do meio ambiente são algumas aplicações da tecnologia nuclear que serão discutidas no evento bianual, que reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Edson Kuramoto, coordenador do Inac e diretor da Aben, disse que um dos assuntos mais aguardados para debate no evento é a construção do Reator Multipropósito Brasileiro para produção de radioisótopos. “O Brasil dependia 100% da importação de molibidênio 99, utilizado na produção de radiofármacos”, informou. “Há dois ou três anos, os reatores que produziam o molibidênio 99, no Canadá, ficaram mais de um ano parados. Nesse período, o País ficou sem esse radiofármaco para o diagnóstico e tratamento de câncer.”

Kuramoto comentou que há movimento de retomada da construção de usinas nucleares. “A Inglaterra, recentemente, assinou contrato de construção de duas usinas com a EDF, e eles têm programa de energia nuclear com objetivo de investir 60 bilhões de libras até 2030”. Segundo ele, outros países, como França, Finlândia, Turquia, Índia, Rússia, China e Estados Unidos estão construindo novas usinas. Hoje mais de 60 unidades se encontram em construção no mundo.

No Brasil, a geração nuclear tem participação pequena na matriz energética, 2,9% do total. O Plano Nacional de Energia 2030, que está sendo revisado pela Empresa de Pesquisa Energética, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, prevê a construção de quatro a oito novos reatores. O País conta cinco institutos de pesquisa especializados em tecnologia nuclear, localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco.

Fonte: com informações da Agência Brasil.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743