Bayer utilizará CO2 para fabricar poliuretano em 2015

1 minuto para ler

O projeto Produção dos Sonhos, idealizado pela Bayer MaterialScience e pelo Centro Catalítico da Escola Superior Técnica de Aachen, envolve gás carbônico – CO2, um dos vilões do meio ambiente, para produzir poliuretano em 2015. O programa está em fase de testes e o processo é realizado em escala técnica, ou seja, utilizando pequena quantidade de material. Em paralelo, a empresa já iniciou o planejamento para a construção de unidade de produção em Dormagen, na Alemanha. A iniciativa conta com investimentos de nove milhões de euros.

O gás carbônico é transformado em polióis policarbonato poliéter – PPPs, utilizando catalisadores desenvolvidos especialmente, com a menor quantidade de energia de ativação possível. O CO2 utilizado é proveniente de usina operada pela empresa de energia alemã RWE. Dessa forma, o resíduo, que é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, tem nova finalidade.

Em 2012, o Produção dos Sonhos recebeu o prêmio alemão “365 Landmarks in the Land of Ideas”, que reconhece ações de empresas que combinam sucesso econômico, responsabilidade social e preservação do meio ambiente.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-