Aumento do percentual de etanol na gasolina deve impulsionar os negócios do setor sucroenergético

2 minutos para ler

Há dois anos amargando prejuízo, o setor sucroenergético brasileiro comemora o anúncio de que o governo federal pretende, a partir de maio, elevar de 20% para 25% a mistura de etanol na gasolina. A medida promete melhorar toda a cadeia produtiva do segmento, hoje formada por 450 usinas, 80 mil fornecedores de cana-de-açúcar, 4 mil indústrias de máquinas, equipamentos e logística, com 2,5 mil trabalhadores, de acordo com dados da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

“Há muito tempo alertamos o poder público para a necessidade de unir forças, no sentido de ampliar as políticas de incentivo. Com a medida anunciada pelo ministro Edson Lobão, a tendência é melhorar o cenário para um setor que há dois vem amargando prejuízos”, avalia Antônio Eduardo Tonielo Filho, presidente do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis – Ceise Br.

Segundo o terceiro levantamento sobre cana-de-açúcar da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, divulgado em dezembro de 2012, a produção de etanol deve ter fechado o ano com 23,62 bilhões de litros. Deste total, 9,66 bilhões de litros foram de etanol anidro e 13,96 bilhões de litros de etanol hidratado. São Paulo, com 50,15%, é a região que mais produz etanol no Brasil. Hoje, o Brasil é o maior produtor e exportador de açúcar e o segundo maior produtor de etanol do mundo.

Fenasucro
A notícia também anima os promotores da Fenasucro – 21ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética. Promovida pela Reed Multiplus e com realização do Ceise Br, de 27 a 30 de agosto, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho, a edição de 2013 terá uma área de 60 mil m² e pretende superar o número de 500 expositores e 30 mil visitantes.

FENASUCRO – 21ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética
Data: 27 a 30 de agosto de 2013
Horário: 13h às 20h
Local: Centro de Eventos Zanini, Sertãozinho, São Paulo
Mais informações em www.fenasucro.com.br

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-