Produtos & Serviços

As novidades da Siemens na Hannover Messe 2013

março 31, 2013
Tempo de leitura 3 min

Totally Integrated Automation – TIA, Integrated Drive System – IDS, conceito de integração tripla e manutenção proativa baseada em condições serão as principais novidades da Siemens, empresa especializada em engenharia elétrica e eletrônica, na Hannover Messe 2013. Considerada a maior feira industrial global, o evento acontecerá entre 8 e 12 de abril, em Hannover, na Alemanha.

“Fazendo as coisas do jeito certo: conectando a produtividade com a eficiência”. É com base no tema de seu estande que a Siemens pretende expor soluções integradas para os processos de planejamento, engenharia e produção, sistemas mecânicos e elétricos e tecnologia da informação.

A Automação Totalmente Integrada (Totally Integrated Automation – TIA) é um dos destaques da empresa. O conceito promete oferecer soluções para os setores de fabricação e processamento através da integração de uma série de produtos e sistemas tecnológicos.

Em primeira mão, a Siemens apresentará também o conceito de Sistema de Drive Integrado (Integrated Drive System – IDS), um portfólio integrado baseado na TIA, que abrange quase todas as tarefas dos drives elétricos, permitindo a configuração ideal da unidade de tração para cada tarefa específica.

Já a estratégia denominada “integração tripla” é a promessa da empresa para agilizar o desenvolvimento dos produtos e possibilitar que a operação seja econômica e sustentável. Nesse processo, primeiramente é implementada a integração horizontal da unidade de tração, assegurando interação harmoniosa e dimensionamento positivo de todos os subcomponentes – desde o conversor até a unidade de motor e engrenagens. Em segundo lugar, com base na integração vertical, esses sistemas também são projetados, configurados e conectados em rede por meio da TIA, até o nível de controle. E em terceiro lugar, o IDS inclui soluções adequadas de software industrial para integração ao longo de todo o ciclo de vida de uma aplicação. “Estamos implantando o Integrated Drive System tanto em aplicações pequenas como em outras complexas”, diz Uwe Frank, executivo-chefe da Unidade de Negócios de Controle de Movimentos da Siemens, afirmando ainda que esse conceito abrange, além dos serviços industriais integrados, o projeto, planejamento, engenharia, ativação e a operação.

Na área de automação industrial, o foco da empresa está na versão 12 da estrutura de engenharia da TIA Portal como plataforma de engenharia inovadora que permite a integração de processos de automação ao longo de toda a cadeia de valor. Caracterizado pelo desempenho estável e pela grande quantidade de funções de controle de movimento e segurança integradas de fábrica, o novo controlador da geração Simatic S7-1500 será outro destaque no estande da empresa.

Segundo Eckard Eberle, executivo-chefe da Unidade de Negócios de Sistemas de Automação Industrial, a Tecnologia da Informação – TI será o principal fator para a evolução do setor. “A penetração da TI na indústria continuará a crescer. À medida que aumenta a complexidade dos produtos e das plantas de nossos clientes, o apoio ao processo de engenharia baseado em software continuará sendo a mais importante alavanca de produtividade na área de automação industrial”, comenta.

Em relação aos serviços industriais inteligentes e integrados, a manutenção proativa baseada em condições, principalmente as inspeções via serviço remoto, chamará a atenção dos visitantes no estande da Siemens. Usando exemplos como o monitoramento de condições e o serviço remoto Simatic, a empresa mostrará como as máquinas e plantas podem ser monitoradas preventivamente, como os tempos de paralisação podem ser diminuídos e como a disponibilidade das plantas industriais pode aumentar através de serviços de TI.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743