Anúncio publicitário: o que é preciso para encantar seu público?

6 minutos para ler

Um dos principais objetivos de um anúncio publicitário é gerar visibilidade para o produto ou serviço oferecido por uma empresa. Com ele, é possível atingir e se comunicar com as pessoas, de forma massiva.

Além disso, esse tipo de anúncio é o responsável por estimular o público a comprar, por isso, o investimento nele é tão importante para as organizações. No entanto, não basta lançar campanhas publicitárias, é preciso ter um objetivo claro do que se pretende com elas, quem quer alcançar, onde publicar, entre outros fatores.

Neste post, você vai descobrir tudo que é necessário para fazer anúncios de sucesso e como conseguir resultados reais com eles. Acompanhe!

A importância do anúncio publicitário

Dados divulgados pelo CENP — Conselho Executivo das Normas-Padrão, em dezembro de 2018, mostrou um crescimento no investimento publicitário no primeiro semestre do ano.

A entidade — que reúne agências, veículos de comunicação e os principais anunciantes do país — apontou um aumento nesse setor, especialmente nas publicidades de internet e televisão aberta. Com base nessa informação, já é possível ver quanto a publicidade é algo necessário para o crescimento de toda empresa.

Sendo uma das principais formas de comunicação entre marca e público, pelos anúncios publicitários, é possível atingir inúmeros objetivos e, a maioria deles, leva ao mais esperado resultado: o aumento nas vendas. Veja os principais abaixo.

Maior exposição da marca

Aqui, vale a máxima: “quem não é visto, não é lembrado”. Se o público não souber sobre seu produto ou serviço, como vai adquiri-los? Nesse ponto, a publicidade ajuda com que sua marca se torne conhecida, atraindo novas oportunidades de negócios.

Fixação da marca

Após se tornar conhecida, é preciso fixar a marca na mente das pessoas. Assim, sempre que buscarem por serviços ou produtos dentro do seu ramo de atuação, será o nome da sua empresa o primeiro a ser lembrado.

Aumenta a captação de clientes

Marcas consolidadas e presentes no mercado, por suas propagandas, têm mais chances de captar novos clientes e, com isso, aumentar o volume de vendas.

Fidelização dos clientes

Entre um produto de uma empresa que nunca ouviu falar e o mesmo item de uma que você sempre vê anúncios, por qual optaria? Saiba que seu público pensa da mesma forma. Portanto, quanto mais anúncios publicitários tiver, mais sua marca será lembrada, se tornando a primeira opção do consumidor, sempre que necessário.

Os tipos e canais de propaganda

Contudo, como dito, para obter esses e outros resultados positivos que a publicidade traz, é preciso saber como fazer um anúncio. Afinal, para levar o público a adquirir algo da sua empresa, é preciso, primeiro, atrair e encantar essas pessoas.

Para começar, é importante saber que existem alguns tipos de publicidade:

  • informativa: muito usada para divulgar novos produtos e serviços. Tem como objetivo propagar uma ideia ligada a esses itens;
  • persuasiva: visa convencer o público, vendendo os benefícios do que está sendo anunciado;
  • de presença: esse tipo de propaganda tem como objetivo reforçar a marca no mercado, gerando vendas recorrentes e fidelizando clientes.

Quanto às formas de difundir esses anúncios, elas podem ser online ou offline. A primeira consiste em usar os meios digitais para publicações, tais como:

  • blogs;
  • sites;
  • aplicativos;
  • e-mails;
  • portais;
  • revistas eletrônicas;
  • redes sociais.

Já os anúncios offline, entende-se tudo que está fora da internet, ou seja, impresso, como:

  • jornais;
  • revistas;
  • outdoors;
  • cartazes;
  • cartões;
  • panfletos;
  • rádio e TV.

A escolha de uma delas para os anúncios da sua empresa depende de alguns fatores. Entre eles, o orçamento disponível para publicidade, visto que a diferença entre uma mídia e outra pode ser bastante considerável.

O que é preciso para um anúncio de sucesso

Agora, que você sabe um pouco mais sobre os tipos de publicidade e como divulgá-la, que tal descobrir como criar um anúncio vencedor? Além de definir a verba que será usada, outros pontos precisam ser trabalhados, tais como:

Identificar os objetivos

Como já explicado, cada anúncio visa um resultado. Por isso, definir os objetivos da sua campanha é o primeiro passo para obter sucesso e rentabilidade com ela.

Definir o público-alvo

É preciso saber para quem sua empresa quer vender e, com base nisso, criar anúncios que utilizem a linguagem desse público e resolva seus problemas.

Analisar o mercado

Saber o que seus concorrentes estão anunciando, e como estão fazendo isso, é uma forma de ter insights para sair do lugar-comum e criar anúncios realmente diferentes e atrativos.

Manter o foco

Henry Ford disse “vendemos o modelo T em qualquer cor, desde que seja preto”. A frase serve para lembrar que o anúncio deve ser direcionado para um produto ou serviço e não para a empresa. Isso limita as opções do consumidor e o encaminha diretamente para a compra.

Desenvolver uma estrutura eficaz

Um anúncio publicitário de resultado deve ter três sessões, que são a captação de atenção do público, a descrição das vantagens e benefícios e, por fim, a chamada para a ação (CTA), direcionando para que ele faça o que pretende a propaganda.

Fazer testes e mensurar resultados

Com tudo pronto, é momento de divulgar os anúncios e, após, analisar a repercussão e os resultados. Aproveitando os pontos positivos para próximas campanhas e ajustando o que não foi bem-aceito ou não trouxe o retorno esperado.

Porque contratar profissionais para criar anúncios

Vendo essa explicação pode até parecer simples, mas criar anúncios de resultados requer muito trabalho. Por isso, também é tão importante contar com a ajuda de profissionais para essa estratégia.

A NEI Soluções é uma editora em atividade há mais de 45 anos. Com foco no mercado industrial, utilizando mídias impressas e online, ela trabalha para que a sua marca ganhe destaque nesse segmento.

Com anúncios publicitários em seus veículos de comunicação, sua empresa será conectada a fornecedores e compradores da indústria, aumentando seu poder de alcance de divulgação e, por consequência, de venda.

Para anunciar, basta escolher um dos serviços oferecidos — como a revista NEI, portal de busca industrial, newsletters e redes sociais — e dar prosseguimento à contratação.

Como você pôde ver, o anúncio publicitário é uma excelente forma de atrair público e conquistar clientes. Feito da maneira correta, e pelos meios certos, traz resultados significativos para o crescimento da sua marca e aumento da lucratividade.

Por isso, não perca mais tempo, entre em contato com a NEI, agora mesmo, e comece hoje a divulgação da sua empresa.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-