Dicas técnicas

Anemômetro: entenda suas características e onde aplicá-lo

Redação de NEI
Escrito por Redação de NEI em 9 de junho de 2020
NEI NEWS

Junte-se a mais de 230 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O anemômetro faz parte do departamento medição, inspeção e controle, como um dos instrumentos mais utilizados para medição do vento. São equipamentos cuja funcionalidade é captar e filtrar a velocidade, volume e movimentação do ar em qualquer ambiente.  O anemômetro utiliza-se ondas ultrassônicas para realizar a medição. Um dispositivo de ultrassom que recebem e enviam ondas sonoras. Essas ondas são responsáveis por medir a rapidez que o vento passa entre elas, a partir disso, gera um resultado bastante preciso.

Contudo, é necessário conhecer suas características para entender como cada um deles performará no trabalho a qual serão aplicados. Nesse post, você entenderá especificamente sobre quais anemômetros existem, tipos que podem ser encontrados, aplicações: onde e como aplicá-los.

Quais tipos utilizados do anemômetro?

Térmicos – São aqueles mais utilizados em áreas fechadas. Importante quando se trata da ventilação do ar em canais de ventilação. Por exemplo, a medição de um ar condicionado pelo fluxo da temperatura do ar no ambiente.

Anemômetro térmico (foto ilustrativa)

Anemômetro Térmico

Acesse o link e veja como funciona:

https://bit.ly/2YUcX4I

Portáteis São os mais utilizados para todos os ambientes externos e internos, devido sua praticidade e flexibilidade. Geralmente são digitais, possui uma tela de leitura remota e rápida.

anemômetro portátil (foto ilustrativa)

Térmico Portátil

Acesse o link e veja como funciona:

https://bit.ly/2WmAkC7

Molinetes – Alguns dos modelos vêm equipados com uma sonda telescópica que facilita muito a medição do fluxo de ar na canalização. Ou também, pode ser pelo exterior do aparelho. Tem a possibilidade ainda de obter a cobertura de medição da vazão de volume.

Anemômetro molinete (foto ilustrativa)

Anemômetro Molinete

Acesse o link abaixo e veja como funciona:

https://bit.ly/2Lg0nVn

Impressoras – Esse modelo vem acoplado com uma mini impressora para garantir a prova dos resultados de medição. Possui datalogger, memória e calendário.

Anemômetro com impressora (foto ilustrativa)

Anemômetro com impressora

Quais tipos de dados o anemômetro pode medir e coletar?

Higrógrafo – Registra a umidade relativa do ar (%)

Termohigrógrafo – Mede e registra, ao mesmo tempo, a temperatura (°C) e a umidade relativa do ar (%).

Termógrafo – Registra a temperatura do ar. 

Termômetros de Máxima e Mínima – Indicam as temperaturas máxima e mínima do ar (°C) que ocorrem no dia.

Como usar e fazer a leitura do anemômetro?

Normalmente tem que ligar a unidade e verá como ela exibe a velocidade atual do vento. Você pode decidir alterar o modo para visualizar a velocidade do vento em uma unidade de medida diferente (por exemplo, quilômetros por hora em vez de milhas por hora). Assim a leitura fica mais precisa.

A leitura de um anemômetro digital, por exemplo, precisa manter o dispositivo no alto. Após selecionar a opção de medição, o operador fica pronto para calcular a velocidade do vento. Para isso, segure o dispositivo numa posição elevada, mantendo-o preferencialmente na mesma direção que o vento.

Norma regulamentadora

Segundo o guia trabalhista da NR34 no parágrafo 34.10.4 diz que, antes de iniciar a jornada de trabalho, o operador deve inspecionar e registrar em lista de verificação (check-list) alguns itens fundamentais para saúde e segurança dos funcionários através de alguns aparelhos.

Recomendações

  1. Assegure-se que as pilhas estejam corretamente colocadas e conectadas ao aparelho.
  2. Quando não for usar por um período prolongado, remova as pilhas e guarde-as em separado do aparelho.
  3. Antes de usar examine-o juntamente com a ventoinha para ver se apresenta alguma anormalidade ou dano. Em caso afirmativo, encaminhe para uma assistência técnica autorizada pelo fabricante.
  4. Não coloque próximo a fontes de calor, pois poderá deformar o seu gabinete.
  5. Faça revisão periodicamente.

Selecionamos alguns modelos acima que são encontrados no site e são mais utilizados. Todavia, existem mais opções, como exemplo, o anemômetro compacto. Várias diferenciações, modelos e programações. Convido você a conferir detalhes no site oficial NEI.com.br. Navegue!

Gostou?

Conte para a gente nos comentários!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *