Cursos & Carreira

Alunos da FEI criam projetos de geração de eletricidade a partir de fontes alternativas

Rafael
Escrito por Rafael em 25 de novembro de 2011
NEI NEWS

Junte-se a mais de 230 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Formandos do Centro Universitário da FEI – Fundação Educacional Inaciana desenvolveram dois projetos com foco na geração de energia elétrica a partir de fontes alternativas.
O projeto Poseidon produz eletricidade com o movimento das ondas marítimas capaz de alimentar geladeira, lâmpadas, ventilador e aparelho de televisão.
O sistema é composto por braço mecânico, de 20 a 30 metros de comprimento, acoplado a uma boia, em alto mar e responsável pela captação dos movimentos vertical e horizontal das ondas. Possui dois pistões hidráulicos que jogam fluido para a geração da turbina e da energia elétrica, armazenada em baterias de veículos. São gerados cerca de 235 watts, suficientes para alimentar quatro lâmpadas, um aparelho de televisão, uma geladeira e um ventilador. As baterias levam cerca de cinco horas para serem carregadas e garantem autonomia de 19 horas.
o projeto Lombada Geradora de Energia é um obstáculo que, colocado no solo, aproveita a energia dos automóveis em movimento para geração de energia elétrica. Trata-se de uma estrutura metálica, que capta a energia cinética dos automóveis em movimento. A lombada inteligente pode substituir os obstáculos convencionais, como valetas, lombadas e tartarugas, pois também oferece resistência à passagem dos veículos e pode ser instalado em locais de forte fluxo de veículos. A energia gerada pode ser usada para alimentar semáforos, painéis de LED e iluminação das vias.
Os projetos serão expostos na 29ª ExpoMecPlena, mostra de projetos de formatura dos alunos do curso de Engenharia Mecânica Plena da FEI, no dia 16 de dezembro, a partir das 19h, no Ginásio de Esportes do campus São Bernardo (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972, bairro Assunção).

Gostou?

Conte para a gente nos comentários!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *