Afinal, como o marketing industrial identifica um lead qualificado?

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Com a alta competitividade que o mercado vem apresentando em praticamente todos os seus segmentos, qualquer organização que anseie por bons resultados precisa apostar em estratégias inteligentes para atrair clientes. Por isso, entender como o marketing industrial identifica um lead qualificado pode ser muito importante.

Compreender adequadamente esse conceito pode mudar não apenas a forma como uma empresa faz o seu merchandising e a sua divulgação, mas também pode indicar a necessidade de realinhar processos e otimizar as ações. Confira o conteúdo a seguir e aprenda mais sobre esse tema.  

O que é um lead qualificado?

Os leads são pessoas que entraram em contato com a sua empresa e as soluções que ela oferece por meio do seu site oficial, do seu blog, das suas redes sociais ou mesmo dos meios físicos, como panfletos e cartazes. Porém, apesar disso, eles ainda não são de fato clientes e podem nunca finalizar, efetivamente, uma compra.

Já o lead qualificado é aquele que realmente está interessado no que você vende. Para que isso aconteça, você precisa construir um bom processo de vendas e executá-lo de uma maneira inteligente e estratégica, a fim de conseguir a conversão e aumentar os seus lucros no final do mês.

Quais as diferenças entre MQL e SQL?

MQL é a sigla em inglês para lead qualificado pelo marketing, ou seja, trata-se de um indivíduo que sabe que tem um problema e está atrás da melhor solução para essa situação. Dessa forma, ele já interagiu com a sua empresa, dando uma olhada no site, lendo os posts do blog, baixando materiais e assim por diante.

Já SQL é a sigla para lead qualificado de vendas, que são aqueles que estão bem mais próximos da compra. Além de identificar o seu problema, esse indivíduo já definiu que o produto ou o serviço que você está oferecendo é o ideal para ele. Logicamente, esse é o tipo de oportunidade que deve ter prioridade máxima no seu negócio.

Como qualificar um lead?

Para qualificar um lead, você deve conhecer o funil de vendas, que é o modelo estratégico que ilustra o percurso teórico dos clientes até que eles efetuem a compra do seu produto ou serviço. Com isso, você evita uma série de erros bobos que poderiam afastar esse consumidor e pode traçar estratégias inteligentes para atrai-lo.  

O marketing de conteúdo, por exemplo, é uma excelente maneira de fazer isso, divulgando a sua instituição e atraindo mais usuários para o seu site, blog ou mídias sociais. Para ter sucesso nesse desafio, é preciso otimizar os materiais oferecidos e focar em assuntos relevantes para o seu público-alvo.

Outra boa tática é usar novas maneiras de compartilhar material. Atualmente, existem recursos que podem ser explorados para atrair leads qualificados, como os e-books e as newsletters, por exemplo, além da divulgação física, com panfletos, cartazes e outros. Dessa forma, você garante uma maior audiência para as páginas da sua empresa.

Depois de ler este conteúdo, ficou simples perceber que, para atrair leads qualificados, você deve explorar com maestria as mídias online e offline. Essa é uma boa maneira de alcançar mais pessoas e aumentar as suas chances de obter bons clientes!

Gostou de aprender melhor como o marketing industrial identifica um lead qualificado? Então confira o nosso artigo sobre os meios de divulgação na indústria!

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