Acústica Industrial

2 minutos para ler

Baixa_VibrasomNo 3º Seminário Soluções em Tratamento Acústico promovido pela Vibrasom, empresa  fornecedora de produtos para controle de ruído e condicionamento acústico, profissionais do setor debateram sobre as recentes tecnologias acústicas e conheceram casos práticos apresentados pelos palestrantes.

Um bom exemplo de projeto bem sucedido foi a redução dos níveis de ruído de um conjunto de três chillers instalado em um edifício comercial na zona sul da cidade. Para se ter ideia do problema, o barulho chegou a atingir 74 dB na varanda do terceiro andar do prédio. A solução encontrada foi a instalação de uma cabina acústica com 23 m de largura, 6 m de profundidade e 4 m de altura. Depois de instalada, os níveis de ruído ficaram em torno de 63 dB na divisa do edifício.

Esse tema também é muito discutido no chão de fábrica. Frequentemente buscam-se alternativas para diminuir os níveis de ruído nos ambientes industriais, proporcionando assim maior conforto aos trabalhadores e adaptação da empresa às normas vigentes.

Mas o fundamental, antes de se executar um projeto acústico em qualquer planta, é a medição dos níveis de ruído, para que se tenha a real dimensão do problema.  A partir daí pode-se criar o projeto, discutir estratégias e adaptá-las à necessidade de cada fábrica. Veja um bom exemplo de como diminuir os níveis de ruído no chão de fábrica no artigo “Ruído – Inimigo dos vizinhos e da produção ”   E a sua empresa, tem acústica adequada?

Artigo escrito por Monica Petermann do departamento de Redação de NEI Soluções.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-