Energia

Ações para melhorar a eficiência dos sistemas de ar comprimido

março 17, 2015
Tempo de leitura 1 min

Uma pesquisa recente realizada pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, segundo informou a Eccofluxo, mostra que para uma instalação industrial típica aproximadamente 10% da energia elétrica consumida é destinada à geração de ar comprimido e para algumas outras instalações, pode representar 30% ou mais. De acordo com a empresa, a eficiência global de um sistema de ar comprimido típico pode estar entre 10% e 15%, ou seja, para operar 1 cv de um motor pneumático, com 7 bar, cerca de 7 cv de energia elétrica são fornecidos a um compressor de ar.

Para melhorar a eficiência em sistemas de ar comprimido, segue tabela fornecida pela Eccofluxo. O quadro do Fraunhofer Institute da Alemanha leva em consideração a média dos consumidores industriais. Mostra 11 classes de ações para redução do consumo de energia, cada uma com um exemplo. O campo Aplicação apresenta um porcentual possível de ser implementado e o campo Efetividade traz o benefício médio trazido pela ação. O Resultado Global é o produto do campo Aplicação e Efetividade e traz um índice de importância para a classe de ação.

tabela eco

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743