Marketing Industrial

Ações de comunicação: entenda como atrair clientes

dezembro 7, 2018
Tempo de leitura 3 min

As ações de comunicação são poderosas ferramentas que trazem diversos resultados positivos para as empresas. Trata-se de uma ótima maneira de comunicar a mensagem que a organização quer passar para o seu público e alavancar um grande projeto com um número maior de clientes.

Um bom planejamento de comunicação possibilita definir o segmento industrial mais adequado para receber as informações transmitidas. Também é possível mapear as soluções e estratégias comunicativas do negócio. Dessa maneira, torna-se capaz de realizar contatos com o público-alvo e acompanhar de maneira mais eficiente os resultados obtidos.

Continue lendo este artigo para entender como a comunicação pode ajudar a atrair clientes para o seu negócio. Boa leitura!

Como fazer um planejamento de comunicação?

Para iniciar um planejamento de comunicação do zero é preciso explorar referências internas com metas e objetivos de médio a longo prazo. Ainda é necessário realizar uma pesquisa de mercado referente às indústrias. Isso permite avaliar como a concorrência atua em relação ao público-alvo e diagnosticar oportunidades de negócio com os resultados adquiridos.

Uma maneira prática de elaborar as ações de comunicação é por meio das redes sociais, seja por menções à marca ou até mesmo para avaliar como o segmento de atuação da empresa está se comportando. Conhecer quais canais de comunicação em que a indústria tem mais participação é essencial para elaborar um planejamento eficaz.

Quais os canais efetivos para as ações de comunicação?

Conhecer o setor em que a empresa atua no mercado é essencial para elaborar formas eficientes de comunicação. Para a indústria, existem alguns canais que são efetivos para transmitir a mensagem para o público-alvo das organizações.

Revistas impressas industriais

As revistas têm um público específico que possibilita segmentar o seu conteúdo para os consumidores. Isso permite uma comunicação mais direta com quem nutre interesse na área e engaja mais clientes para a empresa. Esse canal comunicativo é muito efetivo em modelos de negócio B2B.

Redes sociais

Nas redes sociais é possível agregar conteúdo de valor para o público-alvo e atrair mais clientes para o negócio. Para isso, é muito importante conhecer onde está a sua persona e direcionar o foco para as redes em que ela se encontra. Em geral, as mídias sociais são ótimos canais de ações de comunicação.

Newsletter

O uso de newsletter possibilita atrair novos leads para o seu negócio e convertê-los em clientes ativos. Por isso, apostar em materiais ricos, como e-books, pode ser uma ótima maneira de despertar o interesse do público-alvo em relação aos serviços prestados pela empresa.

Como praticar uma comunicação eficiente e atrair clientes?

A forma com que são comunicadas as informações ao público é o que define o sucesso das ações. Por isso, é importante saber o que falar e ter muito cuidado com o vocabulário utilizado. Demonstrar insegurança, falta de profissionalismo e falta de seriedade podem ser a ruína de uma boa comunicação com o público.

A falta de objetividade também é outro fator que influencia a abordagem praticada. Assim, é importante saber ouvir o que os clientes falam sobre a corporação e fornecer uma solução adequada para as críticas recebidas.  

Planejar bem as ações de comunicação é um ótimo diferencial ao interagir com o público-alvo e atrair novos clientes. Entender onde a indústria está segmentada e ter foco no setor em que se encontra é essencial para uma boa abordagem com os consumidores da marca. Isso favorece o sucesso de uma campanha e otimiza os resultados da empresa.

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