A importância dos computadores na automação industrial

2 minutos para ler

Atualmente, as empresas estão entendendo cada vez mais o potencial da automação industrial e do controle de processos; a pirâmide está cada vez mais compreendida e completa nas indústrias de vários segmentos, mas, infelizmente, alguns gestores de projetos de automação estão esquecendo que em um projeto desses não apenas os PLCs, instrumentos e softwares são importantes, mas também os computadores que irão integrar toda essa parafernália. Vejamos um exemplo:

Uma empresa compra vários PLCs Rockwell para implantar um projeto de automação de uma esteira transportadora. Além dos PLCs, compra também motores, inversores de frequência, painéis elétricos e um software SCADA para supervisão do processo. No entanto, o computador não foi dimensionado por um profissional de automação ou de informática com conhecimentos sobre o sistema SCADA adotado. Existe um risco de utilizarmos um computador que não tenha as características técnicas indispensáveis para o trabalho com tais equipamentos.

Hoje os computadores estão cada vez mais ganhando espaço na automação, seja no chão de fábrica, para controlar máquinas ou servirem de terminais avançados, como na sala da diretoria geral, para acompanhar a produção em tempo real e dimensionar as vendas de acordo com a produção Just in time.

Para isso é de bastante importância o estudo e conhecimento dos computadores que estão hoje disponíveis para o mercado de automação industrial.

Links Relacionados:
Artigos
Cursos e eventos
Notícias de produto por categorias
Fornecedores
 

Crédito: Kleber Oliveira Guimarães Falcão é graduado em licenciatura Matemática pela Unavida, técnico em automação industrial pelo Senai, e técnico em eletrônica pela Escola Técnica Redentorista.

Você também pode gostar

1 comentário em “A importância dos computadores na automação industrial

Deixe uma resposta

-