Economia

9,5 mil novas vagas na indústria de SP em fevereiro

março 18, 2013
Tempo de leitura 2 min

Os setores que mais contrataram em fevereiro são: produtos alimentícios, com a criação de 3.548 vagas; preparação de couros e fabricação de calçados, com 2.609 novos postos de trabalho; e o segmento de coque e de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis, que contratou 2.097 trabalhadores. As informações são da pesquisa de Nível de Emprego do Estado de São Paulo divulgada pela Federação e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp e Ciesp.

No acumulado de 2013, a indústria paulista gerou 20,5 mil empregos, com variação positiva de 0,80%. A Fiesp projeta recuperação de 1,6% do emprego em 2013.

O setor de máquinas e equipamentos, destaque da pesquisa anterior ao responder por 2 mil das contratações registradas em janeiro, criou 655 vagas. “Mas de qualquer maneira é um número positivo e não derruba nossa expectativa de que o setor está em processo de recuperação”, disse Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp e do Ciesp.

“Ainda existem dúvidas quanto ao grau da recuperação da indústria de transformação. Temos dados positivos, mas estamos com certa reserva a algumas características”, afirmou Francini. Ele se referiu ao crescimento de 17,3% da produção de bens em fevereiro, número apurado pelo índice Produção Indústria Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, puxado principalmente pela fabricação de caminhões. “O destaque no setor de caminhões está muito mais vinculado ao fracasso do setor no ano passado. Então, o grande crescimento deste ano está apoiado na grande perda do ano passado”, explicou.

Francini afirmou que a recuperação da indústria de transformação e, consequentemente, do emprego está em curso, mas “falta vigor”. Segundo o diretor, a recuperação de 1,6% em 2013 deve contrabalançar em 50% as perdas de mais de 2% apuradas pelo índice de emprego no final de 2012. Para a atividade industrial, a Fiesp projeta recuperação de 2,3%, ante queda de ao menos 4% verificada no ano passado.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/expertisenei/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743