4 estratégias de e-mail marketing que não se deve desconsiderar!

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Você sabia que as estratégias de e-mail marketing ainda são um meio muito importante para divulgar os produtos e serviços das empresas? Essa forma de comunicação é a preferida no mercado B2B, com 59% dos profissionais acreditando que ela é a melhor maneira de divulgar.

Isso não é em vão, já que os disparos de e-mail marketing conseguem uma taxa de engajamento de 66% quando comparado aos outros meios, como as redes sociais ou da maioria dos anúncios online.

O e-mail marketing consegue se destacar entre o conjunto de ferramentas que a sua empresa pode incluir em uma estratégia de comunicação digital. Pensando nisso, separamos neste texto 5 estratégias de e-mail marketing que você não deve desconsiderar para conseguir sucesso em suas campanhas!

Qual a importância do planejamento estratégico para e-mail marketing?

O planejamento é uma etapa importante para qualquer tipo de estratégia de marketing, tanto nas ações offline — como anúncios em jornais, rádios, revistas e panfletos —, como nas online — com as publicações em redes sociais, blog posts e anúncios nos mecanismos de busca.

Nas estratégias de e-mail marketing o cenário é o mesmo, portanto, a empresa deve saber como planejar os próximos passos para garantir o sucesso das campanhas. Por isso, é essencial conhecer bem o seu público, traçar os objetivos dos disparos, além de contar com uma equipe alinhada e eficiente à disposição.

Com base em dados, é possível tomar melhores decisões, desde o objetivo da campanha até a sua operacionalização. O que você quer alcançar com as suas ações de e-mail marketing? Quem é o público-alvo dos disparos? Qual o melhor conteúdo para a sua audiência? É com o planejamento estratégico que você terá a resposta para essas dúvidas, melhorando as chances de sucesso das suas campanhas.

1. Produza conteúdos direcionados às personas

A elaboração de uma persona para o seu negócio é um meio extremamente efetivo de direcionar qualquer tipo de conteúdo que a empresa produza — incluindo um disparo de e-mail marketing. A persona se trata de um perfil semi-fictício do seu consumidor ideal, com todas as suas dores e desejos, além de se comunicar com uma linguagem adequada com o seu público.

Assim, é possível criar um e-mail que será realmente útil para a audiência que vai recebê-lo. Assim, após a leitura, o seu público vai se sentir amparado pela marca e ficará mais propício a tomar alguma ação de compra com os seus produtos e serviços.

2. Invista em escaneabilidade

A escaneabilidade é muito importante nas estratégias de e-mail marketing de sucesso. Acontece que ninguém gosta de abrir um conteúdo visualmente desagradável, com blocos de textos grandes, ausência de recursos visuais e textos muito extensos.

Esse tipo de conteúdo dificulta a leitura da sua audiência, além de afastar potenciais clientes para o seu negócio. Por isso, procure não criar parágrafos muito grandes, sempre destacando trechos importantes em negrito e, quando necessário, explique mais detalhadamente alguma informação e utilize tópicos para destacar o texto.

3. Utilize adequadamente o CTA

O CTA, ou Call to Action, é um recurso cujo objetivo é convidar o leitor para executar determinada ação planejada para o conteúdo do disparo. O seu uso nas estratégias de e-mail marketing é muito valioso para mensurar o interesse da sua audiência em relação aos seus conteúdos e ofertas.

Um exemplo de Call to Action seria terminar o texto do e-mail convidando o cliente a clicar no link apresentado para baixar um e-book gratuito.

4. Trabalhe com uma base segmentada

Trabalhar com uma base segmentada é uma forma de melhorar o direcionamento dos seus disparos para uma audiência realmente relevante para o conteúdo que foi produzido. Saber qual material enviar para cada segmento de clientes é muito importante para que os e-mails sejam interessantes e certeiros para o público selecionado.

5. Mostre que você se importa

É bem provável que o seu público receba centenas de e-mails diariamente oferecendo download de e-books, ofertas, cursos e muito mais. São excelentes estratégias de e-mail marketing, mas para atrair a atenção do seu público é preciso se destacar nessa multidão, mostrando que a empresa se preocupa com ele.

Por isso, antes de oferecer algo para os seus consumidores, entregue um conteúdo que responda a questões específicas relacionadas ao tipo de dor que ela tem e que o seu negócio pode ajudar a resolver.

Como começar a investir em e-mail marketing?

Antes de começar a investir nas estratégias de e-mail marketing é preciso pensar na lista de contatos, que é o passo inicial para melhorar o sucesso das suas campanhas. Algumas organizações no mercado cometem um grande erro de comprar listas de contato como forma de agilizar o processo, mas que pode ser extremamente prejudicial para o negócio.

Para transformar os seus e-mails em algo realmente interessante é preciso captar leads naturalmente, seja por meio de um blog ou do site da empresa. Em seguida, contar com o auxílio de uma boa ferramenta é essencial para automatizar os disparos, além da possibilidade de mensurar os resultados que os seus conteúdos conquistaram.

Com isso, já é possível começar as suas estratégias de e-mail marketing com total segurança sobre a capacidade desse recurso na hora de captar e converter clientes para o negócio. Por isso, sempre escreva bons títulos, que despertem o interesse da sua audiência, e aposte no conteúdo de cada disparo para que seja algo relevante ao público.

Por fim, sempre faça e-mails adaptáveis a todos os tipos de dispositivos. Apostar no público mobile é essencial para garantir que os seus disparos vão ser abertos e lidos pela sua audiência, aumentando a visibilidade do seu conteúdo com o seu público.

As estratégias de e-mail marketing não perderam força, muito pelo contrário. Contar com esse recurso para alcançar o seu público pode ser muito benéfico para o seu negócio, principalmente pelo fato de a audiência que confere a sua caixa de entrada diariamente ser muito grande. Além disso, os e-mails passam mais credibilidade para o público, além de ser um meio mais prático para disseminar a informação que sua marca quer transmitir para os seus clientes.

Aproveite o seu interesse no assunto e entre em contato conosco para conhecer mais sobre as nossas soluções e saber como elas podem servir o seu negócio!

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